Minha Casa, Minha Vida promove participação e a inserção social de famílias

Crédito: Itawi Albuquerque

Brasília (DF) – Ocorreu nesta quinta-feira (03) a live “Trabalho Social no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida”, promovida pelo Ministério das Cidades. A transmissão, realizada na página oficial do ministério por meio do YouTube, teve como objetivo explicar e esclarecer as inovações promovidas pela Portaria MCID nº 75, publicada em janeiro de 2025, como seus trâmites, fluxos e prazos. 

“Essa portaria vem trazer um novo gás e uma nova perspectiva para o Trabalho Social. Eu queria pedir a todos que engajem nesse processo, aprofundem ao máximo no que estamos colocando aqui, nessa troca de informação. Sem dúvida, a transformação social que a gente quer, que é transformar as cidades em cidades mais justas, mais solidárias e mais participativas, passa por esse componente do Trabalho Social”, destacou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, na abertura da live

Além do secretário Nacional de Habitação, estavam presentes no evento a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Habitação, Laura Rennó, a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, a gerente-executiva do Trabalho Social da Caixa, Cassia Rodrigues, e a coordenadora de demandas sociais do departamento de Produção Social da Moradia, Marcela Hoenen. 

Conforme a Portaria MCID nº 75, o Ministério das Cidades tem a preocupação em dar importância ao olhar social nas políticas, garantindo a inclusão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades. Esse cuidado é presente nos programas desenvolvidos pelo ministério, como o Minha Casa, Minha Vida. Com a implementação das diretrizes, a pasta assegura que os programas habitacionais tenham um impacto mais profundo, indo além da entrega das moradias e promovendo um desenvolvimento comunitário efetivo e duradouro. 

“É um trabalho estruturante, que faz o diálogo com a população beneficiária do programa através do acompanhamento das famílias que recebem as unidades habitacionais. É um trabalho voltado para a convivência, do relacionamento entre as famílias, do estímulo a práticas de convívio que permitam com que as pessoas se conheçam e se conectem”, afirmou Hoenen. 


Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades