Minha Casa, Minha Vida teve mais de 107 mil contratações na região Norte

Residencial Cidade Verde, Cacoal (RO). Crédito: Jonne Wagner Alves Pereira

O Norte já soma 107.822 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos que, juntos, beneficiam mais de 400 mil pessoas, estão distribuídos por Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Roraima, Amazonas e Acre.

A recriação do programa em 2023, e sua ampliação nos anos seguintes, têm impulsionado não apenas o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda até a classe média, mas também a geração de empregos e o aquecimento da economia local, especialmente por meio da construção civil. O programa é apoiado por nove em cada dez brasileiros, segundo pesquisa da Genial/Quaest de 2025. 

Na região Norte se destacam os estados do Pará e do Amazonas, com 45.522 e 23.082 unidades habitacionais contratadas, respectivamente. Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil.

SETOR EM ALTA – Indicadores calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de informações da Associação Brasileira de Incorporadoras mostram que o setor imobiliário atingiu um recorde histórico de lançamentos em 2025, antes mesmo do encerramento do ano, impulsionado diretamente pelo Minha Casa, Minha Vida. O volume de imóveis lançados teve crescimento de 34,6% até outubro, o maior nível da série histórica. Contribuíram para o resultado o aumento de 38,6% do número de novas unidades relacionadas ao Minha Casa, Minha Vida.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades