Ministério das Mulheres leva mensagem de enfrentamento ao feminicídio a jogo Corinthians x Flamengo, neste domingo (1º), em Brasília

O Ministério das Mulheres realiza, neste domingo (1º), uma ação da Tenda Lilás durante a partida entre Corinthians e Flamengo, válida pela Supercopa Rei, na Arena BRB Mané Garrincha. A iniciativa integra a estratégia nacional de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco na conscientização e na mobilização social para o enfrentamento do feminicídio, levando informação a grandes eventos esportivos.

Antes do jogo, o público terá acesso à distribuição de materiais educativos sobre os tipos de violência, os serviços de proteção às mulheres e os canais de denúncia e orientação, como o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. Também está prevista a exibição de vídeo nos telões do estádio, além da entrada de faixa em campo, reforçando a mensagem de que a violência contra as mulheres é crime e deve ser combatida por toda a sociedade.

Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, levar a iniciativa ao ambiente esportivo é estratégico para ampliar o diálogo com a sociedade, em especial com os homens. “O enfrentamento à violência contra as mulheres precisa envolver toda a sociedade. Estar em um grande evento esportivo é uma forma de dialogar diretamente com esse público, reforçando que a violência não pode ser naturalizada e que existem políticas públicas e serviços para proteger as mulheres e prevenir o feminicídio”, reforça a titular da pasta.

Tenda Lilas

Com o slogan “Não passe pano. Proteja. Denuncie. Ligue 180”, a Tenda Lilás é uma iniciativa itinerante do Ministério das Mulheres que articula informação, orientação e mobilização social, com foco na prevenção da violência e no fortalecimento da rede de proteção. Lançada em dezembro de 2025, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, a ação realizou mais de 30 mil atendimentos em três dias, oferecendo informação, orientação e encaminhamentos para a rede de proteção, contribuindo para a prevenção do feminicídio.

Realizada em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol e a Arena BRB, a ação em Brasília integra o conjunto de estratégias do Ministério das Mulheres para fortalecer a cultura de prevenção à violência e ao feminicídio em todo o país.

Mais informações para a imprensa: [email protected] | (11) 98229-5051

Fonte: Ministério das Mulheres