Ministério das Mulheres marca presença em conferência municipal no Acre e reforça compromisso com políticas públicas para as mulheres

Nesta terça-feira (22), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, cumpriu uma série de agendas institucionais no estado do Acre. A programação incluiu a participação na abertura da etapa Sumaúma da Conferência Nacional das Mulheres Indígenas e da 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Rio Branco, além de reuniões com o governador Gladson Cameli e com movimentos sociais, feministas e de mulheres no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Realizado no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (UFAC), a 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Rio Branco teve como tema principal “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, reunindo setores da sociedade civil, poder público e convidados, contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

Em sua fala na mesa de abertura, a ministra reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, destacando programas como a Casa da Mulher Brasileira, que conta com uma unidade em construção em Rio Branco. “Nesta Casa da Mulher Brasileira estarão presentes o serviço da psicologia e da assistência social para acolher as mulheres, além da defensoria, Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher – todos os serviços que integram essa rede de enfrentamento à violência e proteção à mulher”. Márcia Lopes também lembrou que o estado conta com dois Centros de Referência da Mulher Brasileira localizados nas cidades de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, ambos viabilizados com com investimento federal que superam R$ 3,5 milhões.

A atividade é parte do calendário preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. Durante o evento, foram apresentadas e debatidas propostas de políticas públicas que serão levadas para a etapa estadual do Acre, prevista para o dia 23 de agosto. Em seguida, as propostas serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.

Reunião com governador

Durante a agenda no Acre, a ministra Márcia Lopes também se reuniu com o governador Gladson Cameli para tratar do apoio do governo estadual à realização da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

A ministra destacou o empenho do Acre em garantir a participação das mulheres em todos os 22 municípios do estado nas conferências preparatórias. “Fiquei muito feliz, governador, porque o Acre é um dos estados que vai realizar conferência em todos os municípios. Esse espaço é de escuta, diálogo e construção coletiva, para que possamos sonhar um mundo de paz, sem violência, onde as mulheres se sintam protegidas e valorizadas”, afirmou Márcia Lopes.

Evento SOS Mulheres do Acre

Ainda em Rio Branco, a ministra participou do evento “SOS Mulheres do Acre – Grito de Socorro”, na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC). A atividade reuniu  representantes de movimentos sociais, do governo e de órgãos de controle para apresentar a grave situação da violência contra as mulheres no estado, com destaque para o aumento dos feminicídios. 

Dados do sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que, entre janeiro e junho de 2025, o Acre registrou 4 feminicídios e 40 tentativas — índices ainda alarmantes, apesar da redução em relação ao mesmo período de 2024. Também houve aumento de 33,6% no número de atendimentos pelo Ligue 180 e de 45,4% nas denúncias registradas.

“A presença do Ministério das Mulheres no Acre é um gesto de escuta e solidariedade. Reafirmamos aqui nosso compromisso com a vida das mulheres brasileiras, especialmente em territórios onde o alerta é máximo”, afirmou a ministra.

Fonte: Ministério das Mulheres