O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano participou, nesta quinta-feira (15.01) de encontro institucional com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo. No encontro, a equipe técnica da agência internacional apresentou ações, programas e soluções que estruturam a promoção internacional do Brasil.
Gustavo Feliciano reforçou que a importância da sinergia entre as duas instituições abre caminho para expandir o potencial do setor, tanto na compreensão da demanda doméstica quanto na assertividade da promoção internacional.
No encontro, o ministro foi apresentado às diversas estratégia da Agência, como estratégica com foco em inteligência de dados, inovação e conectividade. Os pilares orientam a captação de turistas estrangeiros e posicionam o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.
“Iniciamos o ano colhendo os frutos do trabalho realizado em 2023, 2024 e 2025. O Brasil está no caminho certo e o presidente Lula nos desafiou a cumprir essa missão. Esperamos avançar ainda mais com o apoio imprescindível da Embratur, consolidando um legado de crescimento sustentável para o turismo”, destacou o ministro.
Inteligência e Modernização – Responsável por produzir perfis detalhados dos turistas por país estratégico, o setor de inteligência da Embratur analisa hábitos de consumo, comportamento de compra, períodos de viagem e interesses pelo Brasil. As informações subsidiam campanhas internacionais, ações comerciais e o planejamento em diferentes níveis.
Plano Brasis – Todas as ações apresentadas ao ministro estão alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico, que orienta a atuação da Embratur a partir de dados, define mercados prioritários e segmentos estratégicos e estabelece ações personalizadas por estado brasileiro.
O Plano oferece diagnósticos específicos para cada unidade da federação, apoiando decisões mais assertivas de gestores públicos e privados.
“É uma honra trabalharmos juntos, pois a Embratur e o Ministério do Turismo compartilham o mesmo desafio. Em 2025, batemos todos os recordes, tanto em fluxo internacional quanto na geração de emprego e renda. Queremos garantir que isso não seja apenas uma tendência passageira, mas um crescimento contínuo, com a meta de ultrapassar a barreira dos 10 milhões de turistas”, afirmou Freixo.
A aproximação entre as pastas reafirma o compromisso com uma gestão integrada, pautada pela inovação e eficiência. A atuação conjunta fortalece a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades do setor produtivo e ao desenvolvimento regional, consolidando a imagem do Brasil no exterior.
Por Elder Barros
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

