Ministério dos Transportes celebra 165 anos com destaque para os avanços, integração institucional e compromisso com o futuro

O Ministério dos Transportes comemorou 165 anos de existência com um evento marcado por reconhecimento, integração e compromisso com o futuro do setor, nesta terça-feira (29). A cerimônia foi realizada em Brasília, na sede do Ministério, e reuniu autoridades, servidores e parceiros institucionais, celebrando mais de um século e meio de história dedicada à construção de um Brasil mais conectado e desenvolvido por meio de uma infraestrutura moderna, eficiente e segura.

A manhã começou com uma palestra conduzida por Regis Guimarães, fundador da Sociedade Vipassana de Meditação. A atividade promoveu um momento de pausa e equilíbrio para os servidores, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. À tarde, o evento seguiu com a solenidade que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; do diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; além de representantes de órgãos vinculados, como DNIT e ANTT.

O secretário-executivo ressaltou a importância do trabalho conjunto entre secretarias e vinculadas, destacando que o Ministério atua como um ecossistema integrado, voltado para o desenvolvimento de uma política de transportes moderna e sustentável. “Desde 2023, temos investido em uma agenda baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo iniciativas que conectam infraestrutura com inclusão social, preservação ambiental e respeito às comunidades locais”, afirmou.

Santoro também abordou a transformação da logística brasileira nas últimas décadas e os novos desafios para atender à crescente demanda, tanto em volume quanto em abrangência territorial. Para ele, ampliar a capacidade da malha viária exige responsabilidade ambiental, diálogo com os territórios e uma gestão transparente dos recursos públicos. Ele destacou, ainda, os avanços obtidos por meio das concessões rodoviárias, que têm possibilitado a oferta de novos serviços e reforçou que 2025 será marcado pelo maior número de leilões rodoviários da história, o que deve atrair novos grupos e ampliar a competitividade do setor.

Outro ponto abordado foi a modernização tecnológica no serviço público. Alinhado à essa premissa, o jornalista e escritor Pedro Doria ministrou a palestra “Redes Sociais, LGPD e Inteligência Artificial: o novo cenário ético”, que provocou reflexões sobre o uso consciente da tecnologia e os desafios da administração pública diante da proteção de dados e da regulação de plataformas digitais.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes