O Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte repudiam veementemente a homenagem feita por jogadores da Associação Desportiva Vasco da Gama (AC) a três atletas presos, acusados de estupro contra duas mulheres no alojamento do clube.
O episódio ocorreu na noite de quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, antes da partida contra o Velo Clube (SP), válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Na foto oficial da equipe, jogadores exibiram as camisas dos colegas presos em gesto de apoio. A partida também marcou a estreia do goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, condenado pelo homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio.
Os ministérios manifestam solidariedade às vítimas e reafirmam confiança na atuação célere e transparente da Justiça, com respeito ao devido processo legal. É inaceitável que o esporte , espaço de formação e inspiração para a juventude, seja utilizado para naturalizar ou relativizar a violência contra a mulher.
O governo do Brasil reafirma seu compromisso inegociável com o enfrentamento firme e coordenado de todas as formas de violência contra meninas e mulheres, com políticas públicas que promovam ambientes seguros, justos e livres de violência.
Fonte: Ministério das Mulheres

