Ministro Carlos Fávaro se reúne com ministros da Bolívia para debater oportunidades para produtores rurais nas Rotas da Integração

Ministro Carlos Fávaro se reúne com ministros da Bolívia para debater oportunidades para produtores rurais nas Rotas da Integração

Atendendo a pedido de produtores brasileiros e bolivianos, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com os ministros bolivianos da Economia, José Gabriel Espinoza, e do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Oscar Mario Justiniano, em San Ignacio de Velasco, na fronteira da Bolívia com o Brasil, nesta terça-feira (17) para avançar nos debates em torno do quadrante Rondon das Rotas de Integração Sul-Americana.

Oriundo de uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana é conduzido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o objetivo de intensificar o relacionamento entre os países da América do Sul e dar mais competitividade aos produtos brasileiros e sulamericanos. Na fronteira com o Brasil, na área de abrangência dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, a Bolívia integra a rota 3, o chamando quadrante Rondon que se estende até Lima, no Peru.

Com foco nas oportunidades criadas pela rota, o ministro Carlos Fávaro e os ministros bolivianos conversaram com produtores rurais de ambos os países e iniciaram os preparativos para o encontro entre os presidentes Lula e Rodrigo Paz, da Bolívia.

“O intuito foi avançarmos no protocolo entre o governo brasileiro e boliviano nessa rota de integração”, declarou Fávaro.

O ministro da Economia da Bolívia, José Gabriel Espinoza, afirmou que a integração com o Brasil é estratégica e pode abrir novas etapas de crescimento para a economia boliviana. “Estamos trabalhando uma agenda concreta para fortalecer nosso setor produtivo”, disse.

Durante o encontro também ficou marcada uma nova rodada de conversa entre os ministros para a reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) a ser realizada no dia 2 de março, em Brasília.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária