Sob a alegria do povo e o compasso da música baiana, foi dada a largada oficial nessa quinta-feira (12.02) ao Carnaval de Salvador 2026. A cerimônia, realizada no circuito Campo Grande, teve a presença do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, simbolizando a união de esforços para consolidar uma das maiores festas de rua do mundo como motor econômico e cultural do Brasil.
A celebração deste ano, cujo tema é “O Samba Nasceu Aqui”, começou com a energia contagiante de grandes nomes da música regional, como Nelson Rufino, Batifun (com participação de Fernando Rufino), Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. E o agito vai terminar ao som do tradicional arrastão comandado por Xanddy Harmonia.
Durante o evento, o ministro Gustavo Feliciano destacou a capacidade do Carnaval baiano de movimentar a economia local e promover inclusão social. “O Carnaval de Salvador é muito mais que uma das maiores festas populares do planeta: é motor econômico, ferramenta de inclusão e de desenvolvimento tendo o turismo como grande aliado, além da expressão viva de um movimento social que ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil”, declarou.
O espetáculo desta quinta-feira em Salvador conduziu o público por meio de uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do samba. Blocos temáticos retrataram a força das mulheres na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que deram origem ao samba-reggae e ao pagodão. Encontros inéditos e homenagens especiais levaram os foliões a uma imersão histórica no tempo, com ponto de partida no Recôncavo baiano.
Economia Local
Mais de 11 milhões de foliões devem circular no Carnaval de Salvador neste ano, devendo incrementar R$ 2 bilhões na economia e ocupar 96% da rede hoteleira.
Segundo a concessionária do Aeroporto Internacional de Salvador, no período da folia, estão sendo oferecidos 365 mil assentos em voos para a capital baiana, ligando a cidade a diversos destinos do Brasil e do exterior – um crescimento de 19% na comparação com 2025.
Cenário Nacional
Para este ano, a expectativa do Ministério do Turismo é que mais de 65 milhões de foliões ganhem as ruas em todo o Brasil, um aumento expressivo, de 22%, em relação a 2025. Juntos, além de Salvador, os principais polos carnavalescos nacionais – como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Recife e Olinda (PE) – devem reunir mais de 40 milhões de pessoas.
Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da FecomercioSP apontam que o Carnaval de 2026 pode gerar um faturamento de R$ 18,6 bilhões apenas em fevereiro, um avanço de 10% em relação ao ano anterior. Se confirmado, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, no ano de 2011.
Cobertura Especial
O Ministério do Turismo realiza uma cobertura institucional inédita do Carnaval 2026 nos maiores centros da folia, incluindo a capital baiana. Todo o conteúdo produzido será veiculado nas redes sociais oficiais da Pasta (@mturismo) e no Canal Gov, ampliando o alcance das histórias e das manifestações culturais que fazem do Carnaval brasileiro um espetáculo único no mundo.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

