Ministro Fávaro participa da 1ª Semana de Integração dos novos servidores

Teve início nesta quarta-feira (29) a 1ª Semana de Integração dos novos servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), provenientes do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A programação foi realizada de forma híbrida, com atividades online e presenciais na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do evento para recepcionar os novos servidores, destacando a importância do serviço público para a população brasileira. “Queremos estimulá-los, principalmente os que estão chegando, a se dedicar e a construir uma carreira promissora”, disse.

A Semana de Integração tem como objetivo promover a inclusão qualificada dos novos servidores, fortalecendo a cultura institucional por meio de uma experiência formativa alinhada às diretrizes do Programa Desenvolvimento Inicial. A iniciativa busca assegurar uma adaptação eficaz à administração pública, promovendo a excelência na prestação de serviços e contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais ao exercício das funções, em sintonia com a modernização da gestão de pessoas e as exigências normativas vigentes.

“Está no nome, na essência, servidor público é para servir à população brasileira. Trata-se de soberania e do fortalecimento do Inmet e de todos os institutos de meteorologia do Brasil. Muito do que está sendo feito é graças à força de vocês. Aos que estão chegando agora, venham com espírito colaborativo. Vão encontrar um ambiente muito propício para fazer desse Instituto um servidor da população brasileira”, evidenciou o ministro Fávaro.

A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Inicial do Mapa (PDI), realizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento (SGP), por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e o Inmet. A ação é regida pelo Decreto nº 12.374/2025 que regulamenta o novo estágio probatório no serviço público federal.

A programação também incorpora o Eixo II do PDI do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), denominado “Estações Conjuntas”. A coordenadora-geral da Enagro, Luciana Gomes, explicou que a Escola, juntamente com as áreas internas do Mapa, elaborou um conjunto de soluções com o objetivo de promover a inclusão qualificada dos novos servidores, fortalecendo assim uma cultura institucional por meio de uma experiência formativa alinhada ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério. “A Escola Nacional de Administração Pública elaborou o PDI para todos os servidores oriundos do CPNU, dando a liberdade às demais escolas de governo para lançarem seus planos substitutivos”, afirmou.

Participaram da integração 36 servidores que foram nomeados em maio deste ano, sendo 16 meteorologistas, seis analistas de tecnologia da informação e 14 técnicos administrativos. Serão cinco dias de programação, até a próxima terça-feira (5), com atividades presenciais, palestras técnicas, vivências informativas e dinâmicas voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais para o exercício das funções no Mapa. A carga horária total será de 40 horas de capacitação.

O diretor do Inmet, Carlos Jurgielewicz, destacou que esta semana marca um novo momento para o Instituto. “É a transformação do Inmet em uma plataforma multidirecional, onde estaremos dando grandes novidades para a agrometeorologia”, expressou.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária