Ministro Fávaro participa do lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo em Mato Grosso

Ministro Fávaro participa do lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo em Mato Grosso - Foto: Foto: Caroline de Vita

Na manhã desta sexta-feira (15), os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançaram, no município de Cáceres (MT), o Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa é uma ação do Governo Federal voltada à inclusão produtiva e à geração de renda para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

O programa amplia o acesso ao microcrédito produtivo e orientado, aliando capacitação e incentivo ao empreendedorismo para transformar oportunidades em renda, formalização e negócios sustentáveis.

Em seu discurso, o ministro Carlos Fávaro ressaltou que o Brasil é líder mundial na produção de alimentos, com Mato Grosso ocupando a primeira posição entre os estados brasileiros. Ele destacou a importância de políticas públicas para o fortalecimento da produção e apoio aos pequenos produtores. “Quando assumi o Ministério da Agricultura, recebi do presidente Lula a missão de tornar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) uma realidade efetiva. Em 2023, apenas 306 municípios brasileiros possuíam o Sisbi autorizado. Intensificamos o trabalho e vamos encerrar o governo do presidente Lula com metade dos municípios brasileiros, cerca de 2.700, participando de consórcios e fazendo as coisas acontecerem”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi anunciada a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED), por meio do qual o MDS destinou R$ 2 milhões ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O IFMT vai investir em variados cursos destinados aos inscritos no CadÚnico. É hora de viver uma realidade melhor, com qualificação e oportunidades”, afirmou o ministro Wellington Dias.

O Programa Acredita no Primeiro Passo oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e incentivos para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre os benefícios, estão o acesso a microcrédito com juros reduzidos e orientação especializada. Podem participar pessoas de 16 a 65 anos com dados atualizados no CadÚnico.

Segundo o ministro Wellington Dias, foi realizado um levantamento que aponta as atividades com maior demanda por mão de obra na região no momento. Entre elas estão: controle alternativo de pragas e doenças voltado para a agricultura, construção de barragens para uso e conservação do solo e da água, implantação de curvas de nível, manejo de irrigação e fertirrigação, operação básica e pilotagem de drones agrícolas, tecnologia em segurança, serviços de auxiliar de pet shop, avicultura, criação de aves e pequenos animais, além de funções administrativas como assistente administrativo e assistente de recursos humanos.

A solenidade também contou com a presença de instituições financeiras. Na ocasião, foram assinados cinco contratos de financiamento com beneficiários do programa, simbolizando o início de uma nova etapa de inclusão produtiva no Centro-Oeste.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária