O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na tarde desta terça-feira (22), em Brasília, membros da Câmara Municipal de Fartura (SP) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Fartura e Região (Siticonfare). O objetivo da audiência foi discutir melhorias na qualidade de vida dos mais de 6 mil trabalhadores da indústria têxtil do município.
Durante a reunião, os representantes solicitaram apoio do Ministério em programas que possam fortalecer a economia local e oferecer mais oportunidades para os trabalhadores.
Em resposta, o ministro apresentou as principais ações desenvolvidas pela atual gestão, como os programas de qualificação profissional e de intermediação de mão de obra, oferecidos por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de iniciativas de apoio ao microempreendedorismo e ao cooperativismo, promovidas pela Secretaria de Economia Solidária e Popular.
“Estamos levando formação profissional gratuita para todo o país, com foco na inclusão de quem precisa gerar renda. São cursos em diversas áreas que ajudam os trabalhadores a se qualificarem e buscarem novas oportunidades”, afirmou Luiz Marinho.
Ao final da reunião, os representantes de Fartura foram atendidos por um técnico do Ministério, que explicou como o município pode acessar as políticas e programas disponíveis.