Ministro visita projetos de aquicultura e beneficiamento e participa da FENTIJA em Pernambuco

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, visitou, no dia 14 de agosto, os municípios de Serra Talhada e Floresta, em Pernambuco, para acompanhar projetos de aquicultura e beneficiamento do pescado. No dia 15, participou da abertura oficial da FENTIJA – Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá.

Estação de Piscicultura do IPA – Serra Talhada (PE)

Em Serra Talhada, o ministro realizou visita técnica no local onde será a Estação de Piscicultura do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizada na Fazenda Saco. O espaço está incluído em um convênio firmado com o MPA, que prevê recursos para sua reestruturação e modernização.

A proposta do projeto é atender até 10 mil agricultores e aquicultores de base familiar de Pernambuco, com a oferta anual de 10 milhões de formas jovens de organismos aquáticos. O foco inclui espécies voltadas à piscicultura comercial, como tilápia e tambaqui, e espécies nativas da bacia do São Francisco, como piaba, curimatã e piau. Também estão previstas outras espécies de interesse para cultivo, como o camarão de água doce.

Quando executada, a modernização e reativação da unidade deverá ampliar a capacidade de produção de formas jovens para abastecer a aquicultura familiar e apoiar programas de pesquisa, inovação, formação técnica e profissional, especialmente para as comunidades localizadas no semiárido pernambucano.

Bioindústria de Tilápia com Resíduo Zero – Floresta (PE)

Em Floresta, o ministro conheceu o local onde será instalada a Bioindústria de Tilápia com Resíduo Zero, projeto apoiado pelo MPA, que une pesquisa e inovação para o aproveitamento integral do pescado produzido em tanques-rede. A proposta prevê a transformação da tilápia e de seus resíduos em filés, colágeno, óleo de peixe, hidrolisados proteicos e ração animal — produtos de alto valor agregado que atendem às exigências dos mercados nacional e internacional.

Floresta foi escolhida por sua localização estratégica na Região de Desenvolvimento de Itaparica, às margens do Lago de Itaparica e do Rio São Francisco, próxima a polos produtores como Petrolândia, Jatobá e Itacuruba. Essa proximidade garante matéria-prima de qualidade, reduz custos logísticos e fortalece a cadeia produtiva, beneficiando pequenos e médios produtores e incentivando práticas de manejo sustentável.

“Projetos como este mostram que é possível unir produtividade, inovação e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que incentivam a economia por meio da geração de produtos de alto valor agregado”, destacou o ministro André de Paula.

Participação do MPA na FENTIJA 2025

Nos dias 14 e 15 de agosto, o ministro André de Paula participou da solenidade de abertura oficial da FENTIJA – Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá, evento realizado com apoio do MPA, que destinou R$ 200 mil para sua realização. Jatobá é um município pernambucano, com aproximadamente 16 mil habitantes e que a piscicultura é a principal fonte de renda, principalmente com associações de pequenos produtores.

Na programação, houve a palestra “Política Nacional de Aquicultura em Águas da União: Avanços, Desafios e Oportunidades”, ministrada por Juliana Lopes da Silva, diretora de Aquicultura em Águas da União do MPA.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura