21.3 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioRosildo BarcellosMisturas Caseiras contra o COVID

Misturas Caseiras contra o COVID

 Rosildo Barcellos

 Há quase dois anos o comportamento da população em relação à limpeza dos ambientes domésticos mudou bastante. Desde o início da pandemia até agora, com a circulação da variante ômicron e da nova cepa de Influenza A H3N2, o brasileiro reforçou a limpeza e desinfecção de ambientes e objetos de uso comum e aproveito este artigo para evitar alguns acidentes domésticos que acontecem por desinformação.

O primeiro caso seria o de utilizar o álcool de posto para limpeza. Lembre que pode ter a presença de outras substâncias, como metanol e hidrocarbonetos, que colocam em risco a saúde humana, ou seja, até mesmo se for diluído em água, ainda não pode ser usado para uso doméstico como desinfetante.

Por outro lado produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies  Devem ser seguidas as orientações constantes no rótulo do produto (diluição, método de aplicação, tempo de contato, etc). O álcool 70% nesta nota compreende tanto o álcool etílico 70% quanto o álcool isopropílico 70%.  : Hipoclorito de sódio a 0.1%   Dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo) Iodopovidona (1%) Peróxido de hidrogênio 0.5%  Ácido peracético 0,5%,e  o Cloreto de Benzalcônio 0.05%. é fundamental alertar as pessoas sobre os riscos do uso domiciliar de produtos de limpeza. Não raro, a imprensa noticia casos de intoxicação severa causada por misturas inapropriadas e até danos graves à saúde provocados pela ingestão de substâncias corrosivas. Vejamos um exemplo:

Detergentes à base de Amoníaco forma Tricloramina que pode causar queimaduras em suas vias respiratórias! Água Sanitária e Álcool forma Clorofórmio que ataca tudo no seu corpo, dos pés à cabeça. Água Sanitária e Vinagre libera Cloro gasoso o que dependendo da quantidade pode trazer riscos às vias respiratórias.

Abaixo seguem alguns exemplos do que a mistura inadequada ou acidental destas substâncias pode causar:

1)       2NaOH(aq) + Cl2(g)   ->   NaCl(aq) + H2O(l) + NaClO(aq)

Por se tratar de um equilíbrio químico, há duas reações químicas ocorrendo simultaneamente: a reação da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Industrialmente, é adicionado um excesso de NaOH, a fim de que a reação, pelo princípio de Le Chatelier, seja favorecida para o lado direito. Porém, quando algum produto ácido é adicionado em grande quantidade, como o Ácido Acético (Vinagre) ou o Ácido Clorídrico (Ácido Muriático), o NaOH presente sofre uma reação de neutralização, fazendo com que a reação do lado esquerdo seja favorecida, liberando Gás Cloro (Cl2) no ambiente, que causa irritações nos olhos, nariz, e na garganta. Se a concentração e o tempo de exposição forem elevados, pode causar edemas pulmonares e até mesmo levar à morte. Além disso, por conta deste deslocamento de equilíbrio, a quantidade de Hipoclorito de Sódio (NaClO) presente, responsável pela desinfecção, diminuirá, ocasionando a redução da eficácia do produto no combate ao coronavírus.

2) Misturando Etanol com Hipoclorito de Sódio

CH3CH2OH(aq) + 4NaOCl(aq) + 2NaCl(aq) + H2O(l)  ->  2CHCl3(g) + 6NaOH(aq)

O Clorofórmio, quando em contato com a pele, vias aéreas e olhos, pode provocar queimaduras e irritações, além de atingir o sistema nervoso central, sistema cardiovascular, e outros órgãos, também sendo cancerígeno. Também vale ressaltar a perda da eficácia no combate ao coronavírus, visto que, ao misturar Etanol (CH3CH2OH) com Hipoclorito de Sódio (NaClO), ambas substâncias com poder de desinfecção passam a ser consumidas para formar Clorofórmio (CHCl3), que escapa na forma de gás, e Hidróxido de Sódio (NaOH).

Assim, é de suma importância o cuidado com métodos de desinfecção caseiros

Água sanitária e bicarbonato de sódio. Uma mistura incomum e perigosa. Por incrível que pareça, essa é a nova receita que circula em um vídeo nas redes sociais como tratamento alternativo para pessoas infectadas com a covid-19. O bicarbonato é usado em higiene bucal e em outras aplicações na cozinha e em casa como higiene mas isso não quer dizer que se deve ser misturar com água sanitária. A inalação da água sanitária é extremamente proibida e tóxica em contato com olhos, boca e pele. Um outro caso comum é a Vinagre + Bicarbonato de sódio – Atenção: esses dois produtos são ótimos para limpeza! Ideais para quem quer evitar os produtos convencionais. Inclusive, para lavar o cabelo , inclusive Vinagre e bicarbonato são dois produtos muito úteis e naturais, repletos de funções. Mas, quando são misturados, podem se tornar inativos! O vinagre é um composto ácido. O bicarbonato, por outro lado, é um composto básico.Assim, quando misturamos os dois, há uma anulação de suas ações. Além disso, a depender da proporção das quantidades, eles podem gerar uma pequena explosão; Pra finalizar, quero enfatizar que a conservação do seu grau de imunidade  e medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las é o que há de mais antigo e mais atual.

*Articulista