O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu com representantes da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), nesta terça-feira (29/07), para debater a segurança do suprimento de energia elétrica na Região Nordeste. O encontro teve como foco a avaliação do desempenho dinâmico do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A discussão se concentrou na importância desses equipamentos para a estabilidade da rede elétrica, especialmente em cenários de grande geração oriunda de fontes renováveis, como a solar e a eólica, predominantes no Nordeste.
Para o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Gustavo Ataide, avaliações técnicas como essa são fundamentais para aprimorar continuamente o sistema elétrico nacional. “O Ministério está aberto ao diálogo e busca entender o que ainda precisa ser feito para garantir um fornecimento de energia mais seguro e eficiente. Todo aprimoramento possível é bem-vindo. Este debate nos ajuda a construir soluções com foco na segurança energética do país”, afirmou Ataíde.
Na reunião, o presidente da Abraget, Xisto Vieira, apresentou um estudo técnico que identifica pontos de atenção no sistema elétrico, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo do setor. “Nos concentramos em aspectos específicos para avaliar soluções possíveis. O estudo não deve ser interpretado como uma crítica, mas como uma colaboração”, destacou Vieira.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn