Moradores do bairro Andreazza de Ponta Porã denunciam criação excessiva de gatos por cuidadora

Alguns moradores da rua Francilícia Anastácio, no bairro Ignez Andreazza em Ponta Porã entraram em contato com a redação do site Pontaporainforma, denunciando o criame de gatos na localidade por uma pessoa que seria cuidadora.

Relataram que existe gatos doentes que entram nas casas, roubam alimentos e defecam nas camas. Informaram ainda a preocupação desses animais estarem doentes e transmitirem doenças aos moradores do local.

O texto da reclamação diz o seguinte: ” Gostaria de reclamar de uma situação que já passou dos limites aqui na vila, e que a vizinhança toda não aguenta mais.. acredito que uma pessoa que queira ajudar os animais em situações precárias de rua é até bonito.. mas tem que ser feito do jeito certo, o certo é arrumar um espaço de abrigo e castrar o animal e medicar ele e arrumar um lar pra ele… A situação aqui é precária com tantos gatos que nossa vizinha C está procriando , por exemplo, vários animais em situações precárias de rua, jogar ração na rua só faz atrair mais gatos e eles estão doentes, entram nas nossas casas, defecam na cama se a janela fica aberta, e na nossa área de laser, coco mole de gato contaminado e com doença, isso é desumano os gatos estão DOENTES, as gatas todo mês ficam grávidas por que não são castradas sendo assim procriando mais animais de RUA… A gata abandonou um gato no forro da minha casa e ele tá miando e eu não consigo tirar o gato lá de cima do forro, esse gato concerteza vai morrer se não comer e beber água pois é um gato de rua abandonado… Eu tenho uma filha pequena e esses gatos doentes e contaminados fazem tanta sujeira e rasgam lixo na rua que eu tenho medo da minha filha acabar sendo contaminada com algum tipo de doença ou pegar alguma toxoplasmose desses animais que já estão fora de controle… Já passou dos limites eu estou com dó desses animais que estão DOENTES e isso pra mim não é criar ou cuidar de animal já passou de todos os limites a rua fede xixi e cocô de gato e ninguém aguenta mais. Cuidar de forma consciente é resgatar o animal castrar e medicar e arrumar um lar!!!! Já é uma perturbação para a vizinhança toda e não é uma reclamação mas quase todos os vizinhos reclamam da perturbação e como isso está fora de controle… Se esses animais continuarem assim vou acionar um boletim de ocorrência e o ccz ! Boa noite”.

Infelizmente no município não tem ONG ou local de abrigo de animais, sendo que o CCZ começou a pouco o programa de castração dos animais machos, bastanto para isso fazer um cadastro.

Importante lembrar qe atentar contra a vida dos animais causando morte ou sofrimento é passivel de punição conforme determina a Lei Lei 9.605/1998, cujo artigo 32 dá proteção a cães, gatos, cavalos e outros espécimes cuja vida está atrelada à dos humanos. Porem de acordo com o artigo 32 da Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena prevista na Lei de Crimes Ambientais.

E agora? o que fazer com essa questão?