Conforme apurado, por volta das 16h43, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de parada cardiorrespiratória.
Faleceu na tarde desta sexta-feira (09), em Ivinhema, Antônio Nino Manoel dos Santos, de 69 anos, popularmente conhecido como Nino do Posto, empresário do ramo de posto de combustíveis e conveniência e proprietário do estabelecimento onde ocorreu a situação.
Conforme apurou o Site Ivinoticias, por volta das 16h43, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de parada cardiorrespiratória. Ao chegarem ao local, os militares encontraram Nino caído em decúbito ventral, já sem sinais vitais.
Imediatamente, os bombeiros iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) e realizaram o transporte da vítima até o Hospital Municipal de Ivinhema, onde ele ficou sob cuidados médicos. No entanto, apesar dos esforços das equipes de socorro e da equipe médica, Nino não resistiu e veio a óbito momentos depois.
Muito conhecido em Ivinhema e em toda a região, Nino era integrante de uma família tradicional do município. Empresário atuante, ele também era conhecido pela hospitalidade e por registrar, inclusive em suas redes sociais, momentos ao lado de amigos, autoridades e personalidades locais e de outras regiões do país.
A morte de Nino causou grande comoção entre familiares, amigos e a comunidade ivinhemense.
NINO DO POSTO
Nascido em 05 de fevereiro de 1956, na cidade de Martinópolis, estado de São Paulo, Filho de Seu Antonio e Dona Cícera, de uma família de 14 irmãos. Chegou em Ivinhema em agosto de 1963, onde seu pai comprou um sítio da empresa Someco e montou um comércio de Secos e Molhados. Nesta época, integrou a Guarda Mirim do município de Ivinhema.
Teve a empresa Nino Auto Peças, Funilaria e Pinturas de veículos, chegando a empregar na época 59 pessoas. Trabalhou também no ramo de Material para construções (Empresa Construmaco).
Em 1994, junto com seus irmãos, comprou um comércio de Posto de Combustíveis, entrando neste ramo. Em 1996, montou em apenas 17 dias, o Auto Posto Santa Rosa. Em 1997, anexo ao posto, inaugurou a “Hora H! Conveniência”, a primeira 24 horas da região.
Na parte política, nos anos 80, Nino fez parte do JDS (Juventude Democrática Social), onde liderando este grupo em Ivinhema filiou 500 jovens no município. Em cada gleba e distrito havia uma comissão, sendo um grupo modelo no Estado em relação a organização e trabalho. Foi reivindicada uma Secretaria da Juventude ao Governador Pedro Pedrossian, que atendeu à solicitação, e o convidava para representar a juventude em atos oficiais e encontros políticos. Este grupo, através do governador, conseguiu trazer diversas atrações culturais e musicais para se apresentar em Ivinhema.
Em 1982, o Governador encaminhou representantes de avião à Ivinhema para que Nino pudesse ser o candidato a Prefeito em Ivinhema tendo o apoio do Governo Estadual, e após uma longa reunião foi decidida a condidatura. Porém, após a ocorrência de diversas ameaças externas de adversário para que isso não acontecesse, após alguns dias foi necessário recuar contra a vontade do governador.
Na época do governo municipal do Prefeito Paulo Rodrigues, fez parte do Movimento Jovem de Ivinhema, em que se reuniam com o Governo do Estado reivindicando emendas e verbas para o município, como por exemplo para o Hospital Municipal, time de futebol, o primeiro Orelhão da cidade e um telefone para a Polícia receber ligações do 190, que até então não possuiam.
Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 1983, organizou um dos maiores encontros de motoqueiros do Estado de Mato Grosso do Sul: o 1º Encontro de Motoqueiros de Ivinhema e Festival de Rock no Zoológico Municipal, com roda gigante, praças de alimentação e outras atrações, tendo participado mais de 15 mil pessoas.
Sempre foi muito ativo e ligado ao meio político e cultural de Ivinhema, organizando diversos eventos culturais, de lazer e trazendo artistas e cantores renomados nacionalmente ao município.
Promoveu desfiles, shows musicais, festival de música, incentivando a população, principalmente crianças e adolescentes, a participarem dessas atrações culturais e artísticas. Na área esportiva também esteve presente, patrocinando atletas, equipes e criando os próprios times, como Nino Auto Peças equipe de Vôlei, Basquete, Atletismo e Futebol Infantil e juvenil, além de cantores da região.
Nino era casado com Vânia Marli Câmara, com quem teve os filhos Junior e Leonardo. Um grande apaixonado por Ivinhema, fazia questão de destacar diversas conquistas da cidade e relembrar em suas publicações nas redes sociais, através fotos antigas e históricas bons momentos do município.
Fonte: Ivinoticias

