O Espaço Cultural Elza Soares em São Paulo recebe na próxima terça-feira (22/09), às 17h, uma Plenária Nacional de Mobilização com movimentos populares, centrais sindicais, juventudes, artistas, estudantes, lideranças religiosas e diversos segmentos da sociedade civil em torno da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2026.
O encontro acontece na região central de São Paulo, e terá transmissão online para todo o país. A plenária marca um momento decisivo da campanha: a reta final rumo ao primeiro turno. O objetivo é animar e orientar a militância popular que está nas ruas e redes fazendo campanha conversando com a população, expressando a unidade e a pluralidade das forças engajadas na vitória de Lula.
Um dos principais compromissos do próximo mandato de Lula está no fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem perda salarial, proposta enviada por Lula ao Congresso, já aprovada na Câmara dos Deputados e em análise no Senado. “Você imagina a mulher que tem, às vezes, três tarefas. A mulher tem que cuidar das crianças, tem que cuidar da casa, tem que cuidar do marido e ainda trabalhar fora. Então é importante que a mulher tenha um dia para ficar em casa descansando, descansando de verdade”, destacou o presidente em entrevista ao podcast Desce a Letra, na última quarta-feira (16/09).
A proposta integra um conjunto de medidas para valorizar o trabalho digno, como a manutenção da política de valorização do salário-mínimo e o fortalecimento da negociação coletiva, descritas em seu plano de governo.
O ato também reforça o contraste entre dois projetos de país. Enquanto a gestão da família Bolsonaro deixou como legado o trauma coletivo vivido com o descaso durante o ápice da pandemia da covid-19, cortes de 59% no Farmácia Popular, 50% no Mais Médicos e 97% na estrutura escolar, o governo Lula reconstruiu a capacidade do Estado de cuidar da população.
Os números comprovam a mudança de rumo: o Brasil chegou a 103 milhões de pessoas ocupadas, maior patamar da série histórica; o salário mínimo teve aumento real em todos os anos, saltando de R$ 1.212 (dezembro de 2022) para R$ 1.621 (dezembro de 2025); e a inflação acumulada no mandato é a menor desde a redemocratização. No campo social, a insegurança alimentar grave, que atingiu 8,5% da população em 2022, caiu para apenas 0,6% em 2025, resultado de um governo que tirou 33 milhões de brasileiros da fome em pouco mais de dois anos.
A programação vai reunir falas de representantes de movimentos urbanos rurais, centrais sindicais, coletivos de juventude, entidades estudantis, intelectuais, religiosos de diversas tradições e apresentações de artistas apoiadores da campanha, e será divulgada em breve.
Serviço:
Plenária Nacional de Mobilização dos movimentos sociais com Lula
- Terça-feira, 22/09 às 17h
- Espaço Cultural Elza Soares — Alameda Eduardo Prado, nº 460 a 474, Campos Elíseos, São Paulo/SP
- Transmissão online para todo o Brasil (link em breve)
- Plenária aberta a todas e todos que querem eleger Lula Presidente

