MTE reforça cooperação internacional em defesa dos direitos dos trabalhadores

Foto: Matheus Itacaramby / MTE

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu, nesta quinta-feira (5), membros da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e United Food and Commercial Workers International Union (UFCW) para debater o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação internacional voltados à proteção dos direitos dos trabalhadores do setor alimentício.

Durante a reunião, as entidades sindicais ressaltaram a importância da unidade sindical nos âmbitos nacional e internacional, bem como a troca de experiências sobre a regulação do trabalho em cadeias globais de produção. Segundo os representantes, esse intercâmbio de informações entre organizações dos dois países tem sido fundamental para ampliar e garantir o acesso a diversos direitos trabalhistas no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá.

Para o ministro, que já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a reunião foi uma oportunidade de fortalecer os laços entre os países ancorados na solidariedade e na colaboração. O ministro também se colocou à disposição. “Que esse encontro colabore para um processo de aproximação e que possamos entrar em rota de naturalização das relações diplomáticas e comerciais. Estou sempre à disposição para recebê-los”, afirmou.

O encontro foi realizado no edifício sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, e contou ainda com a participação de representantes de sindicatos brasileiros de base e da chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MTE, Maíra Lacerda e Silva.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego