15.8 C
Ponta Porã
sábado, 20 de abril, 2024
InícioNotíciasNa pandemia, gás doado para mães da favela se tornou presente para...

Na pandemia, gás doado para mães da favela se tornou presente para família toda

Ação fez recarga de mais de 800 botijões na periferia de Campo Grande

12/05/2020 07h50 – Campograndenews

Com mês das Mães celebrado em plena pandemia, o botijão de gás passou de item básico para sobrevivência a presente para ser divido com toda a família. Ação da Cufa (Central Única das Favelas)  já fez a recarga de mais de 800 botijões de gás em bairros da periferia de Campo Grande. Nesta segunda-feira, foram contempladas moradoras da região do Jardim Tijuca, Caiobá, Santa Emília e São Corando.

Luciana Ferreira da Silva, 28 anos, foi uma das contempladas com a doação de hoje. Costureira, ela trabalhava de maneira informal em um ateliê da cidade, até o início da pandemia do novo coronavírus. “Onde eu trabalhava, a pessoa fechou”, relatou.

Mesmo com máquina de costura em casa e disposição para pegar serviços, ela afirma que a renda caiu quase 90%. “Quase ninguém tem procurado. O serviço está quase zero. Ninguém está gastando”, lamentou.

O gás vai representar uma pequena folga no orçamento. Na casa de Luciana, ela e a filha de 10 anos compartilham dos menos de R$ 1.200 provenientes do emprego do marido. “O gás é uma preocupação a menos”, afirmou.

Desde a última sexta-feira, as doações foram feitas em mais de cinco regiões da cidade. De acordo com a coordenadora-geral de Cufa, em Mato Grosso do Sul, Lívia Lopes Correia, a ação é nacional e é realizada a partir de doações de empresa Gás Brás.

O foco são as mães de famílias moradoras de ocupações e favelas. Doações foram feitas nos bairros Bom Retiro, Região das Moreninhas, Jardim Presidente e Danúbio Azul.  Amanhã devem ser contempladas moradoras, com inscrição prévia, do Bairro Los Angeles.

A Cufa já comtemplou durante a pandemia mais de 1 mil famílias da Capital, com doação de cestas básicas e auxílio de R$ 120.

No Tijuca, distribuição de gás  foi feita em escola estadual (Foto: Divulgação/Cufa)