Norte no radar: ponte sobre o Rio Candeias é reaberta com pista dupla após 98 dias de obras emergenciais

O Ministério dos Transportes segue avançando no compromisso com a região Norte do país e liberou integralmente, nesta sexta-feira (8), o tráfego na ponte sobre o Rio Candeias, em Rondônia. A partir de agora, estão disponíveis as duas pistas da estrutura, ampliando a segurança e a fluidez no principal acesso da capital, Porto Velho, aos estados do Acre e do Amazonas.

A intervenção faz parte de um projeto de segurança emergencial com duração prevista de um ano, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Nesta primeira etapa, concluída em tempo recorde de 98 dias, o foco foi eliminar riscos estruturais no canal sob a BR-364/RO e permitir a circulação simultânea nos dois sentidos. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 7 milhões.

“O DNIT interditou preventivamente a ponte e realizou um primeiro reforço para garantir que não houvesse mais riscos. Hoje, já liberamos normalmente o tráfego e continuamos com as obras para restabelecer toda a vida útil dessa ponte e garantir que ela não apresente mais problemas”, destacou o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.

No diagnóstico realizado pela autarquia, foi identificado um desnível na infraestrutura. Esse problema foi controlado por meio da redução temporária do volume de carga, medida adotada para preservar a estrutura durante os trabalhos de recuperação emergencial. Com a liberação total do tráfego, também foi encerrada a operação de “Pare e Siga” no local, que vinha causando retenções e impactando a mobilidade na região.

Pacote de ações no Norte

A liberação da ponte faz parte de um conjunto de entregas estratégicas do Governo Federal para o fortalecimento da malha de transportes na região. Também nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Renan Filho, autorizaram a construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré, que ligará o Brasil à Bolívia. Trata-se de uma obra histórica, aguardada há mais de um século. Além disso, foram assinadas ordens de serviço para obras na BR-364/AC, eixo fundamental para o escoamento da produção e para o acesso de meio milhão de acreanos a serviços essenciais.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes