O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou novo ofício à Agência Nacional de Mineração (ANM), nesta segunda-feira (26/01), reforçando o pedido para que medidas rigorosas sejam realizadas, de forma imediata, em nova ocorrência registrada em áreas operacionais da Vale em Congonhas. No Ofício nº 38/2026, o ministro cobrou a efetiva solução da situação, inclusive com a interdição da operação, se preciso for, para garantir a segurança das comunidades locais e a proteção do meio ambiente.
Silveira determinou a abertura de processo para apuração das responsabilidades no referido evento, com rigor e celeridade, e estabeleceu que a pasta seja mantida informada, de forma contínua, sobre os desdobramentos das ações de fiscalização e demais providências adotadas pela agência reguladora.
Além disso, foi determinado o acionamento dos órgãos federais, estaduais e municipais competentes para fiscalização e eventual penalização, bem como a adoção das medidas cabíveis voltadas à reparação de possíveis danos materiais, ambientais e pessoais.
Este é o segundo ofício enviado pelo MME à ANM. O primeiro foi enviado nesse domingo (25/01), quando foi registrado um extravasamento de água com sedimentos ocorrido na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), também da Vale.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn

