
A Controladoria-Geral da União (CGU) segue fortalecendo a agenda de integridade pública em todo o país por meio dos programas e ações que desenvolve junto a estados e municípios. Nesse contexto, o Programa Time Brasil consolida-se como uma importante iniciativa do órgão e, desde o seu lançamento, em setembro de 2025, vem estruturando um conjunto de soluções voltadas ao aprimoramento da gestão pública nos entes federativos.
Em janeiro deste ano, os municípios de Chapadinha (MA), Monsenhor Gil (PI), Cubatão (SP), Eusébio (CE), Camboriú (SC), Paracatu e Paraopeba (MG) aderiram ao programa, assumindo o compromisso de implementar cerca de 90 ações destinadas ao fortalecimento do controle interno, da corregedoria, da ouvidoria, da transparência, do acesso à informação, da promoção da ética e de outras iniciativas essenciais à integridade pública. Com essas adesões, o programa passa a registrar participação de entes nas cinco regiões do país, evidenciando o crescente engajamento de gestores públicos na construção de uma administração mais eficiente, transparente e responsiva à sociedade.
Para aderir ao Programa Time Brasil, os interessados devem iniciar o processo com o preenchimento do autodiagnóstico no sistema e o contato com a unidade regional da CGU para solicitar a aprovação do representante do ente. O acesso à plataforma é realizado por meio de conta Gov.br. Na sequência, deve ser elaborada a proposta do Plano de Ação. A adesão se efetiva com a inclusão, no sistema, do Termo de Adesão assinado pelo chefe do Poder Executivo do ente federado ou por autoridade designada, bem como do ato de designação de servidor ou grupo de trabalho responsável pelo monitoramento das ações previstas.
Conheça o passo a passo detalhado para adesão.
Fonte: Controladoria-Geral da União
