Semanalmente, o Ministério do Esporte divulga os principais resultados esportivos de atletas brasileiros em competições internacionais. Confira os destaques:
Basquete
Depois de 62 anos, a Seleção Universitária de Basquete do Brasil voltou ao topo do pódio em uma virada histórica e emocionante contra os Estados Unidos. A vitória por 94 a 88, na prorrogação, veio após o time brasileiro reverter uma desvantagem de 26 pontos e garantiu o título e a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Universitários. O último ouro havia sido conquistado em 1963, em Porto Alegre.
Tênis de Mesa
Um fim de semana brilhante para o tênis de mesa brasileiro. Hugo Calderano venceu Mizuki Oikawa por 4 sets a 1 (11/5, 12/10, 10/12, 11/7 e 11/5) e conquistou o título de simples masculino no WTT Contender de Buenos Aires. Ao lado de Bruna Takahashi, Calderano também faturou o ouro nas duplas mistas, vencendo os indianos Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade por 3 sets a 0.
Vôlei
A seleção feminina de vôlei fez uma campanha consistente na Liga das Nações, mas foi superada pela Itália na grande final. Após um jogo equilibrado, o Brasil perdeu por 3 sets a 1 (25/22, 18/25, 22/25 e 22/25) e ficou com a medalha de prata. Apesar da derrota, a equipe demonstrou força e determinação durante toda a competição.
Judô
Mais uma conquista para o judô brasileiro na Universíade. A seleção garantiu a medalha de bronze na competição por equipes. Após perder para a Coreia do Sul nas quartas de final, o Brasil venceu Uzbequistão (4×3) e Cazaquistão (4×2) na repescagem e garantiu um lugar no pódio.
Atletismo
O atletismo também garantiu medalha nos Jogos Mundiais Universitários. João Pedro brilhou no salto triplo e conquistou o bronze com um salto de 16,35m, superando sua melhor marca pessoal nas eliminatórias e na final.
Skate
O STU Curitiba terminou neste domingo (27) com disputas emocionantes. Augusto Akio foi campeão no park masculino, Gabryel Aguilar venceu no street e, entre as mulheres, Helena Laurino, de apenas 13 anos, levou o título no park. No street feminino, Duda Ribeiro, de 15 anos, conquistou seu primeiro título na competição.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte