
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) promoveram, de 25 a 27 de junho, o I Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025. Realizado presencialmente em Belo Horizonte (MG), o encontro reuniu ouvidores e profissionais da área de todo o país para debater o fortalecimento institucional das ouvidorias, inovação e escuta cidadã. O evento foi promovido em parceria com o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv), a Receita Federal do Brasil e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
Com o tema “Ouvidoria Contemporânea”, a programação incluiu painéis temáticos, palestras e oficinas, abordando desde a integração entre órgãos de ouvidoria até o uso de inteligência artificial e os desafios éticos no atendimento ao cidadão. A diversidade de temas e a participação ativa de especialistas reforçaram o papel estratégico das ouvidorias na melhoria da gestão pública e no fortalecimento da democracia.
A CGU teve participação expressiva na agenda. A ouvidora-geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, participou da cerimônia de abertura e mediou o painel sobre os desafios da atuação em rede. Na cerimônia de abertura, ela destacou a importância do evento como espaço de compartilhamento. “Um agradecimento especial aos colegas que enriqueceram esse seminário como palestrantes, painelistas e facilitadores. O nosso trabalho pode impactar profundamente a vida das pessoas, e encontros como este nos ajudam a refletir sobre essa responsabilidade, pois a Ouvidoria é uma unidade estratégica e central, a porta de entrada para as manifestações do cidadão” afirmou.
Além da ouvidora, o diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Ouvidorias, Keyne Taniguchi, mediou o painel sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. A equipe da Ouvidoria-Geral da União também esteve à frente da Oficina Fala.BR, conduzida por Davi Edson da Costa, que apresentou a jornada da manifestação no sistema.
Durante a abertura, diversas autoridades enfatizaram o papel das ouvidorias no fortalecimento da cidadania. A secretária especial adjunta da Receita Federal, Adriana Gomes Rego, destacou: “As ouvidorias se consolidam como ferramentas estratégicas de escuta, mediação e promoção de melhorias na gestão pública. A inteligência artificial, por exemplo, pode trazer ganhos significativos para uma escuta ativa e organizada”.
Já a coordenadora de Ouvidoria do TCE-MG, Sandra Rodrigues de Carvalho Valle, ressaltou a importância da ouvidoria no Estado Democrático de Direito: “Ao colocá-la no centro das discussões, valorizamos o cidadão, verdadeiro titular do poder público. Participar deste movimento é motivo de orgulho”.
A programação trouxe ainda debates sobre diversidade, proteção de dados, avaliação de serviços, educação cidadã e escuta ativa. Oficinas simultâneas possibilitaram a capacitação prática dos participantes em temas como LGPD, LAI, planejamento estratégico, avaliação de serviços e uso do Fala.BR.
O seminário foi encerrado com a expectativa de que os debates e experiências compartilhadas contribuam para consolidar uma administração pública mais responsiva, inclusiva e conectada com as demandas da sociedade.
Confira os vídeos do evento:
25/06: https://www.youtube.com/watch?v=qakfZmKAMLc
26/06: manhã: https://www.youtube.com/watch?v=3oHe5FapgUw
26/06: tarde: https://www.youtube.com/watch?v=UIJMGqfD650
27/06: https://www.youtube.com/watch?v=vMuRxx1jcZ0
Fonte: Controladoria-Geral da União