O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou nesta terça-feira (5/8), o Painel de Monitoramento da Pesca de Tubarão-azul (Prionace glauca) de 2025. No Painel, é possível acessar dados atualizados sobre a captura total da espécie por frota.
A Portaria Interministerial MPA/MMA nº 30 define, para este ano, as regras de monitoramento e controle da pesca do tubarão-azul no Mar Territorial, na Zona Econômica Exclusiva e nas águas internacionais, para embarcações de pesca brasileiras. Essa Portaria reforça o avanço de temas debatidos no Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Atuns e Afins (CPG Atuns e Afins), sendo uma medida importante no diálogo internacional sobre o ordenamento deste importante recurso pesqueiro no Oceano Atlântico.
No final de 2023, o MPA participou da plenária da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) – fórum internacional que discutiu as medidas de gestão dos atuns e afins no Atlântico, que aconteceu no Egito e reuniu pesquisadores e autoridades internacionais para tratar do tema. Nessa reunião, foi estabelecido o limite total anual de captura (TAC) em 27.711 toneladas para o Tubarão-azul (Prionace glauca) no Atlântico, sendo 3.481 toneladas para o Brasil.
Os limites de captura definidos pela ICCAT, e internalizado pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 24/2025 e Portaria Interministerial MPA/MMA nº 30/2025, têm objetivo assegurar a continuidade, de forma sustentável, das pescarias da espécie no Brasil e no Atlântico.
Clique aqui e acesse o Painel de Monitoramento da Pesca de Tubarão-azul de 2025 e acompanhar o andamento das capturas.