Em parceria com a Embratur e a Fundtur MS, instituição levou experiências de turismo sustentável à Galeria Visit Brasil, promovendo o bioma e os pequenos negócios do setor
O Sebrae/MS marcou presença na Galeria Visit Brasil, evento realizado em Nova York (EUA) pela Embratur, de 29 de outubro a 02 de novembro, que teve como objetivo promover o turismo brasileiro em âmbito internacional. Nesta edição, dedicada ao Pantanal, o espaço-conceito apresentou a riqueza natural e cultural do bioma, com experiências imersivas que conectaram sustentabilidade, gastronomia, arte e turismo regenerativo.
Para a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a participação no evento representa mais um passo na consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável no Estado. “A parceria entre o Sebrae e a Embratur, proporcionando uma galeria do Pantanal em Nova York, é uma oportunidade para que o pequeno produtor e o empresário da cadeia do turismo promovam seus atrativos e potencializem esse importante setor da economia estadual e brasileira. O turismo do Pantanal tem um papel essencial no desenvolvimento social, pois é um turismo de base comunitária, que depende do bem-estar das comunidades locais. A natureza está posta, é belíssima, agora precisamos de investimento e confiança empresarial para mostrar ao mundo que o nosso turismo é, de fato, diferenciado e acolhedor”, destacou Amarilha.
Um dos destaques foi o lançamento da nova campanha internacional da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), voltada à promoção do Estado como destino de natureza, cultura e hospitalidade. O presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, também reforçou a importância da promoção internacional. “A relevância dessa ação é altíssima, porque os Estados Unidos são um mercado prioritário para nós. É um público com o qual temos trabalhado intensamente nos últimos três anos, e estar aqui, presencialmente, junto com a Embratur, reforçando a identidade do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, é fundamental para fortalecer essa conexão”, disse Wendling.
A participação do Sebrae/MS destacou o papel da instituição na promoção do turismo regional e na valorização dos empreendedores locais. Durante a programação, o público internacional acompanhou dois momentos de cooking show conduzidos pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que apresentou sabores autênticos da culinária pantaneira, reforçando a identidade gastronômica do Estado como ativo de turismo cultural. A programação ainda contou com rodas de conversa temáticas, encontros de negócios e apresentações culturais, ampliando as oportunidades de visibilidade e conexão com o mercado internacional.
Empresários do setor turístico também representaram o Mato Grosso do Sul no evento, entre eles Roberto Klabin, da Caiman Ecoturismo, e representantes da Amolar Experience (Pure Brasil), que compartilharam cases de turismo sustentável e experiências de convivência com a natureza. “Para nós, empresários, é fundamental participar de uma ação como essa, que promove o destino e mostra ao mundo a importância do Pantanal para o Brasil e para toda a América do Sul. É uma região única, onde é possível apreciar de perto a biodiversidade e a cultura pantaneira”, pontuou.
O empresário também conta com o apoio do Sebrae/MS para estabelecer novas parcerias. “Tenho uma relação muito próxima e positiva com o Sebrae, que tem sido um grande parceiro da Caiman. Graças a essa parceria, conseguimos nos aproximar das comunidades originárias da região, apoiando o desenvolvimento do artesanato e do etnoturismo, que hoje é uma atividade essencial tanto para o Estado quanto para as próprias comunidades indígenas. O Sebrae tem um papel importante de integração e fortalecimento local, porque não podemos ter ilhas de prosperidade cercadas por ilhas sem oportunidade. O que queremos é que todos evoluam, mantenham suas tradições e conservem a natureza. Esse é o verdadeiro desenvolvimento que o Pantanal representa”, completou.
Com público formado por jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico e influenciadores, a Galeria Visit Brasil foi realizada na Anita Rogers Gallery, em Manhattan. A ação reforça a estratégia conjunta entre o Sebrae/MS, Fundtur MS e Embratur para posicionar o Pantanal entre os destinos mais desejados do ecoturismo mundial.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Fonte: Sebrae/MS


