Brasília (DF), 13/1/2025 – O Ministério da Defesa (MD) assinou, nesta terça-feira (13), acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que ajudará os jovens que prestam o serviço militar para ingresso no mercado de trabalho após o término do tempo de serviço.
Pelo acordo de cooperação técnica, os militares terão acesso a cursos de qualificação, oferta de empregos e acesso ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, que oferece cursos profissionalizantes de empreendedorismo e acesso a microcrédito com juros baixos.
O acordo foi assinado no gabinete do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, com a presença do titular do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, da Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo, e de outras autoridades.
“Estamos oferecendo novas possibilidades para pessoas que têm preparo, mas que, de repente, não conseguem enxergar oportunidades. Não vamos transformar o país que desejamos sem enfrentar essas desigualdades e sem abrir caminhos para quem mais precisa”, afirmou José Mucio.
Wellington Dias destacou que a iniciativa fortalece a rede de apoio aos jovens e amplia suas perspectivas após o período nas Forças Armadas. “Muitas pessoas servem às Forças Armadas. Uma parte é absorvida internamente, mas a outra precisa estar preparada para o período após o serviço militar. Agora, essas pessoas vão receber esse apoio por meio do Acredita, apoio para crescer, para abrir um pequeno negócio ou para conquistar uma oportunidade de trabalho”, afirmou.
Segundo o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, o Nordeste será a primeira região a receber o projeto-piloto. A previsão é que as primeiras iniciativas e capacitações já ocorram nos primeiros meses de 2026, e, depois, sejam expandidas para outras regiões do país.
Programa Acredita no Primeiro Passo – O programa ajuda famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Podem participar pessoas com 16 a 65 anos, com atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas. Pelo acordo, o MD irá estimular a inscrição dos militares no CadÚnico.
Soldado Cidadão – O projeto qualifica jovens que prestam o serviço militar e desejam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são em áreas como telecomunicações, comércio e varejo, informática e ensino profissional marítimo, selecionados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais. Em 20 anos de atuação, o projeto já qualificou cerca de 300 mil egressos do serviço militar.
Por Rafael Paixão
Fotos: Érico Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321
Fonte: Ministério da Defesa


