Parque dos Lençóis Maranhenses recebe certificado de Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco

Cerimônia de entrega do título ocorreu em Barreirinhas (MA) - Foto: Fernando Donasci/MMA

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, nesta sexta-feira (15/8), o certificado de Patrimônio Natural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cerimônia ocorreu no Parque das Dunas, em Barreirinhas (MA), com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, além de parlamentares e outras autoridades dos governos federal, estaduais e municipais. 

O processo de candidatura da Unidade de Conversação foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em conjunto com o ICMBio, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o governo do Maranhão. O título foi concedido em julho de 2024 durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Nova Délhi, na Índia, com base nos critérios relacionados à beleza natural e características geomórficas do local. 

No evento, Marina Silva enfatizou que o título de Patrimônio Mundial da Unesco para os Lençóis Maranhenses não é apenas uma honraria, mas também um pacto internacional pelo cuidado com um patrimônio natural universal. “Trabalhamos para que essas áreas sejam preservadas porque, dessa forma, podem nos ajudar a equilibrar o planeta, proteger a biodiversidade e garantir serviços ecossistêmicos ao mesmo tempo em que promove emprego, renda, vida digna e identidade para as pessoas”, enfatizou. 

O governador do Maranhão afirmou que o título amplia a preservação do parque nacional. “Cada grão de areia e gota de água daquelas lagoas, a partir de hoje, não são mais nossos. São do mundo, e cabe a todos nós cuidar desse grande patrimônio natural”, afirmou. 

Para a diretora da Unesco no Brasil, o título destaca o valor excepcional da riqueza natural e geológica da região. “São verdadeiras bençãos da natureza que nós temos o dever de cuidar, proteger e salvaguardar”, ressaltou. 

O presidente do ICMBio afirmou que o reconhecimento evidencia e aumenta responsabilidade pela conservação da Unidade de Conservação. “A entrega do título para o Parque Nacional Lençóis Maranhenses é de singular importância”, pontuou. “É um simbolismo em razão dos seus recursos naturais, mas é também um lugar onde os maranhenses encontram parte da sua identidade”, pontuou. 

O ato teve também a presença do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, o embaixador Laudemar Aguiar, do prefeito de Barreirinhas (MA), Vinicius Vale, e de deputados estaduais e federais. 

Reconhecimento 

A região foi reconhecida por seu campo de dunas intercaladas com lagoas de água doce, ambiente moldado pelo vento e único no mundo. Localizado em uma zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, o parque foi criado em 1981 e é administrado pelo ICMBio, órgão vinculado ao MMA. 

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o parque abriga cerca de 133 espécies de plantas, 112 espécies de aves e pelo menos 42 espécies de répteis. 

O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural, segundo a Unesco, ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade.  

Atualmente, o Brasil é um dos principais detentores de sítios naturais de relevância global. Além dos Lençóis Maranhenses, outros oito sítios naturais brasileiros já receberam o título da Unesco. Em julho deste ano, o Comitê do Patrimônio Mundial incluiu o Cânion do Peruaçu, localizado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, na lista.  

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA 
[email protected] 
(61) 2028-1227/1051 
Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima