PF conclui gestão à frente da Secretaria-Executiva da AMERIPOL em cerimônia em Bogotá

Bogotá/Colômbia. A Polícia Federal participa, nesta segunda-feira (2/2), às 17h30 (horário de Brasília), da Cerimônia de Transição da Secretaria-Executiva da Comunidade de Policiais das Américas (AMERIPOL), em Bogotá. O evento marca o encerramento do período em que a Polícia Federal esteve à frente da Secretaria-Executiva do organismo.

A cerimônia contará com a presença do diretor-geral da Polícia Federal e secretário-executivo da AMERIPOL, Andrei Rodrigues, além de autoridades policiais e governamentais de países-membros, entre elas o diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia e presidente da AMERIPOL, William Rincón Zambrano; o diretor-geral dos Carabineros do Chile e secretário-executivo eleito, Marcelo Araya Zapata; e o ministro da Segurança Pública do Chile, Luis Cordero Vega.

A atuação da Polícia Federal na AMERIPOL tem caráter histórico. A instituição brasileira foi eleita para a Presidência da organização durante a II Cúpula Ordinária, realizada em Brasília, em 27/8/2009, exercendo o mandato no período de 2010 a 2011. Posteriormente, a Polícia Federal foi eleita para a Secretaria-Executiva na XI Cúpula Ordinária, realizada em Buenos Aires, em 1/8/2018, mandato exercido de 2019 a 2025. Na XV Cúpula Ordinária da AMERIPOL, realizada em Bogotá, em dezembro de 2025, foram eleitos os Carabineros do Chile para assumir a Secretaria-Executiva no período de 2026 a 2028.

Durante a gestão brasileira na Secretaria-Executiva, a Polícia Federal contribuiu para o fortalecimento da cooperação policial internacional, com avanços na integração entre as instituições dos países-membros, no intercâmbio de informações estratégicas, no apoio à consolidação institucional da AMERIPOL e no estímulo a ações conjuntas de enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@AMERIPOL-ORG

Coordenação-Geral de Comunicação Social
(61) 2024-8142
[email protected]

Fonte: Polícia Federal