Vila-Velha/ES. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5/2), a Operação Fictus, com o objetivo de desarticular um esquema de estelionato majorado e o uso de documento falso praticado contra a Caixa Econômica Federal.
As investigações tiveram início após uma comunicação formal da própria Caixa, que identificou a abertura fraudulenta de contas bancárias em nome de terceiros. De posse dessas contas, os criminosos contratavam diversos produtos e linhas de crédito, como empréstimos, limites de cheque especial e cartões, sem o consentimento das vítimas. Até o momento, o prejuízo financeiro identificado supera os R$ 30 mil, valor agravado pela inadimplência das operações realizadas ilicitamente.
Nesta fase, a Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão na cidade de Ibirité/MG. A medida, expedida pela Justiça Federal, busca coletar novas provas para o aprofundamento do inquérito e para identificar a participação de outros envolvidos na estrutura criminosa. Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de estelionato majorado contra empresa pública e de uso de documento falso.
Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfespiritosanto
Fonte: Polícia Federal

