PM apreende armas e 66 kg de drogas durante operação na Vila Ferroviária em Ponta Porã

Nesta quinta-feira (31), uma ação coordenada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar resultou na prisão de um homem de 28 anos e na apreensão de drogas, armas de fogo, objetos furtados e produtos de receptação em uma residência na Vila Ferroviária. A operação representa um prejuízo estimado em R$ 120 mil ao crime organizado.

Durante patrulhamento ostensivo na região, os policiais avistaram um indivíduo já conhecido no meio policial por diversos delitos, incluindo furto, violação de domicílio, dano e descumprimento de medida protetiva. O suspeito também estava evadido do sistema prisional do Mato Grosso do Sul.

Após abordagem e revista, o homem confessou um furto recente ocorrido no bairro Jardim Noroeste, onde diversos bens foram subtraídos mediante arrombamento, incluindo um videogame da marca XBox, uma bateria veicular da marca Moura, um ar-condicionado, uma mala contendo vários aparelhos de estética avaliados em aproximadamente 10 mil reais, um aparelho celular iPhone 11 Pro Max e um aspirador de pó. O suspeito indicou que os objetos haviam sido repassados a um receptador que residiria em uma casa na Vila Ferroviária.

No local indicado, ao tentarem contato com o morador, os policiais foram informados por um vizinho que o receptador havia fugido pulando o muro dos fundos ao avistar a viatura policial. Diante das evidências, os militares entraram na residência e encontraram, escondidos no quarto e em outros compartimentos da casa, 66 quilos de maconha, além de armas de fogo de uso restrito — como uma escopeta artesanal, uma espingarda modificada e um ferrolho adaptado —, uma balança de precisão e diversos eletrônicos suspeitos de serem produto de receptação.

A localização precisa dos entorpecentes somente foi possível com o auxílio do cão K9 Dock, da raça pastor belga Malinois, que sinalizou três pontos diferentes da casa onde as drogas estavam escondidas: embaixo da cama, dentro de uma caixa de papelão e na máquina de lavar roupas.

A vítima do furto foi acionada e reconheceu um dos objetos subtraídos. Além disso, foram apreendidos um notebook, um celular e um tablet, todos suspeitos de serem produtos de crime.

O suspeito foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido e testemunhas. As buscas pelo segundo envolvido continuam.

Assessoria de Comunicação do 4° BPM/CPA 4