29 C
Ponta Porã
quinta-feira, 28 de março, 2024
InícioVariedadesCulturaPoeta Marcelo Girard lança novo livro na 2ª Edição da Feira Literária...

Poeta Marcelo Girard lança novo livro na 2ª Edição da Feira Literária de Tiradentes

O poeta Marcelo Girard lança seu quinto livro de poesia intitulado NÃO VOU AO MEU ENTERRO na Feira Literária de Tiradentes que acontece de 14 a 17 de outubro de 2021 em Minas Gerais de forma presencial. O livro é uma  compilação dos últimos 4 (quatro) livros do autor e alguns poemas inéditos e mais 6 (seis) poemas que foram publicados pela Revista Literária Brasileira nº.106 (2021) da Academia Brasileira de Letras (ABL) em Julho. E alguns poemas foram gravados em vídeo por atrizes e atores e estão disponíveis na plataforma do you tube.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO

Dia: Domingo |  (17) de Outubro de 2021

Hora: 12h

Local:Arena Literária

Gramado do Santissimo Resort

Rua dos inconfidentes, 140 – Centro Histórico, Tiradentes – MG

CONTATOS COM AUTOR

http://marcelogirard.com/

Instagram: @marcelogirardcom

YOU TUBE DO AUTOR

Venda disponível no site da Editora  Brunsmarck

SOBRE O AUTOR

Marcelo Girard é carioca, poeta e compositor. Em 1990 com apenas 16 anos lançou o polêmico livro de poesia O Dente Cariado De Cristo, em 1999 RAIVÓDIO POESIA MIX.

Em 2005 com prefácio do crítico literário de O Globo, André Luis Mansur, lança  O Perfume do átomo. E em 2016 lança nas plataformas digitais Dublê De Figurante.

Foi criador da primeira rádio de poesia e literatura do Brasil  fundada  em 2007 até 2020.

 É editor-chefe de jornais e revistas on-line no Brasil.

Em julho  de 2021 foi publicado  pela Academia Brasileira de Letras na Revista da instituição com 6 (seis) poemas.

   O poeta participou  de coletâneas com autores como: Ferreira Gullar, Olga Savary e o imortal Antônio Carlos Secchin e diversos eventos, feiras literárias, Bienais  e exposições nestes 30 anos de poesia. Conheça mais do autor  no site marcelogirard.com

SOBRE O LIVRO

NÃO VOU AO MEU ENTERRO  é o nome do poema mais conhecido do autor que dá nome ao livro que reúne 50 (cinquenta) poemas e frases dos últimos 4 (quatro) livros do poeta :(1990 – O DENTE CARIADO DE CRISTO, 1999 RAIVODIO – Poesia Mix , 2005 – O PERFUME DO ÁTOMO, 2016 – DUBLÊ DE FIGURANTE comemorando 30 anos de poesia.        Uma seleção de alguns dos textos mais publicados em jornais, revistas e mais aplaudidos em feiras, bienais e eventos.

Os 6 (seis) primeiros poemas do livro  foram publicados pela Academia Brasileira de Letras em Julho de 2021.

SOBRE A FEIRA

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade histórica de Tiradentes (MG) recebe a Feira Literária de Tiradentes (FLITI), evento de incentivo à leitura através da democratização do acesso aos livros e com a presença de autores e atividades lúdicas e literárias para todas as idades. Na primeira edição, a feira foi palco da comemoração dos 40 anos do Menino Maluquinho. Desta vez, os homenageados serão a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão do evento junto com outros 50 convidados entre eles o poeta Marcelo Girard.

A mineira Paula Pimenta estará na Feira para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora infantojuvenil e seus livros já publicados. Também entre os homenageados, Roger Mello, grande ilustrador brasileiro, apresentará seu último livro Enreduana (Companhia das Letras). Durante a Feira, a autora do público jovem, Thalita Rebouças, fará uma presença online em um bate-papo sobre o lançamento de “Confissões de Um Garoto Inteligente, Purpurinado e Intimamente Discriminado”, o quarto livro da tetralogia Confissões.

Na programação, entre os dias 14 e 17 de outubro, de 10h às 20h, estão previstos espaços para autógrafo, lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos. Destaque para a programação especial, em homenagem ao mês das crianças, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil no domingo, dia 17 de outubro. Serão convidados autores jovens e adolescentes para compor essa programação diferenciada.

Outro ponto alto da FLITI é o Ônibus-Biblioteca. A biblioteca sobre rodas visitará a Escola Municipal João Pio – Bairro Água Santa, Escola Municipal Prof. Alice Lima Barbosa – Bairro Santíssima Trindade e Pré-escola Municipal Padre Lourival – Bairro Várzea antes do início da feira, com um acervo de 2.000 livros. Assim, através das “visitas literárias”, o veículo funcionará como um espaço de leitura e empréstimos gratuitos de livros para os alunos da rede pública de ensino e para os moradores da região.

A primeira FLITI foi consolidada como um evento de relevância cultural para a cidade de Tiradentes e de grandes transformações socioculturais. A edição recebeu cerca de três mil e seiscentos visitantes, seguindo todos os protocolos do Programa Minas Consciente. E esse ano não será diferente: máscaras e álcool em gel serão distribuídos durante toda a programação. Realizada novamente no Gramado do Santíssimo Resort, a feira dobrará de tamanho, ocupando também o Largo das Mercês e o Museu da Liturgia no Centro Histórico.

O Gramado do Santíssimo Resort receberá a estrutura central da FLITI. No local serão instalados 15 stands de editoras, uma tenda denominada Arena Literária, onde serão realizadas as programações literárias tais como: lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias e apresentações culturais. No Largo das Mercês, o Ônibus-Biblioteca FLITI ficará estacionado durante os dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2021, na lateral da calçada próximo ao Instituto Mário Mendonça. Como uma iniciativa inédita, serão realizadas ações de incentivo à leitura.

O Jardim do Museu da Liturgia, por sua vez, receberá a Roda Ilustrada, um movimento que valoriza a ilustração e o projeto gráfico como elementos dialógicos junto à narrativa verbal. A roda-espiral do Jardim inspira este movimento, que abre espaço para que criança e adulto sejam leitores igualmente livres e criativos. Assim denominado, o Roda Ilustrada, além de homenagear a roda como elemento narrativo em nossa tradição desde os povos originário, também homenageia o sambista Noite Ilustrada, já que à noite, as ilustrações e as palavras são ainda mais misteriosas.