Itajaí/SC - Nesta quarta-feira (7/4), a Polícia Federal, com apoio do IBAMA, realizou ação de combate à pesca ilegal de camarão em período de defeso. 

Em operação de fiscalização costeira, foi abordado um barco de pesca de arrasto de camarão. O uso de um drone permitiu a filmagem da prática do crime à distância e a abordagem pontual da embarcação enquanto praticava o delito. 

O pescador, natural de Penha e residente em Guaratuba, e que estava acompanhado de um menor de idade, foi preso pela prática do crime tipificado no artigo 34 da Lei 9605/98: Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, com pena de até 03 anos de detenção. 

O preso também foi autuado e multado administrativamente pelo IBAMA, bem como a embarcação inspecionada e autuada pela Marinha do Brasil em razão de irregularidades constatadas. 

Foram apreendidos 355 quilos de camarão, além de redes, outros instrumentos de pesca e a própria embarcação.

O período do defeso do camarão na costa de Santa Catarina se iniciou em 01/03/2021 e vai até 31/05/2021. Durante esse período a pesca é proibida e tem por objetivo permitir que o camarão se reproduza. 

  

Comunicação Social da Polícia Federal em Itajaí/SC  

gab. [email protected] | www.pf.gov.br  

(47) 3249-6780

 

Comentários