32 C
Ponta Porã
segunda-feira, 15 de agosto, 2022
InícioPolíciaPolícia Federal deflagra a 3ª fase da Operação Lavaggio - 5ª fase...

Polícia Federal deflagra a 3ª fase da Operação Lavaggio – 5ª fase da Operação Overload


Campinas/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (1º/12) a Operação Lavaggio III, com o objetivo de coletar elementos de crimes de lavagem de dinheiro praticados por investigados envolvidos em tráfico internacional de entorpecentes a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Estão sendo cumpridos 13 mandados, sendo 9 de busca e apreensão e 4 de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal em Campinas. Três equipes do BAEP de Campinas participam do cumprimento dos mandados.

A investigação teve início a partir da análise de documentos e informações obtidos durante a Operação Overload (deflagrada em 6.10.2020).

A atual fase de apuração está centrada em investigado e familiares residentes em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Tarumã e São Paulo, que utilizavam a logística do Aeroporto Internacional de Viracopos para remessa de entorpecentes para a Europa, já tendo sido identificadas movimentações financeiras e aquisições de imóveis incompatíveis com as rendas declaradas, inclusive através da utilização de terceiros (laranjas) para a ocultação de valores obtidos com o tráfico internacional.

O investigado central dessa fase preso em Indaiatuba/SP, durante a Operação Overload, atualmente se encontra foragido e era o principal responsável pela articulação externa entre traficantes e integrantes do núcleo interno do aeroporto para inserir drogas em aeronaves.

Esse é o quinto desdobramento da Operação Overload e decorre do trabalho da Polícia Federal em descapitalizar as organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas.

O primeiro desdobramento se deu em 3.12.2020 (Operação AKE); o segundo se deu em 10.2.2021 (Operação Lavaggio), o terceiro se deu em 6.7.2021 (Operação Airline), o quarto se deu em 25.10.2021 (Lavaggio II).

Coletiva de imprensa será realizada, às 10h, na sede da Delegacia de Polícia Federal em Campinas (Rua Dr. Antonio Alvares Lobo, 620, Botafogo, Campinas, SP).

Comunicação Social Delegacia de Polícia Federal em Campinas

Telefone (19) 3345-2260

MAIS LIDAS