4.8 C
Ponta Porã
quarta-feira, 29 de maio, 2024
InícioPolíciaPolícia Federal e Instituto Médico Legal em Alagoas realizam trabalho conjunto de...

Polícia Federal e Instituto Médico Legal em Alagoas realizam trabalho conjunto de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento


Maceió/AL – A Polícia Federal e o Instituto Médico Legal de Alagoas, órgão vinculado à Perícia Oficial do Estado, realizam um intenso esforço de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento. O trabalho de identificação foi realizado pela Polícia Federal por meio de exame papiloscópico e inserção das impressões digitais do cadáver ignorado no Sistema Automatizado de Impressões Digitais (AFIS).

O uso desse sistema se deu em decorrência do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2019 entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Polícia Federal (SR/PF/AL). Com o acordo, as impressões digitais dos cadáveres não reconhecidos estão sendo inseridas no AFIS, sendo que, em caso de confronto positivo e identificação do cadáver, as informações são repassadas ao Instituto Médico Legal para demais providências. Até o momento, foram coletadas aproximadamente 560 fichas de indivíduos enterrados sem reconhecimento, sendo que 20 desses foram identificados.

A Polícia Federal reafirmou a relevância das instituições trabalharem de forma integrada e destacou a importância do trabalho realizado pelos papiloscopistas da Polícia Federal e do Instituto de Identificação Mário Pedro dos Santos.

Os trabalhos de identificação prosseguirão à medida que novos indivíduos forem enterrados sem identificação, tendo em vista a vigência do Acordo de Cooperação Técnica.

Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas

[email protected] / [email protected]   

82-99327.7671 ou 82-3216.6723 ou 3216.6823