Ponta Porã desenvolve campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Ponta Porã está promovendo a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e, como parte das ações, inaugura nesta terça-feira, 9 de dezembro, às 17h, o Banco Vermelho na Praça Pedro Manvailer. O monumento é um símbolo internacional de combate à violência de gênero e reforça o compromisso do município com a proteção e valorização da vida das mulheres.

O ato conta com o apoio direto do prefeito Eduardo Campos, além de representantes de vários setores da administração municipal, que vêm sendo mobilizados para ampliar a reflexão da sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.

A iniciativa é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, 5ª Subseção da OAB, Promuse, ACEPP, Consultoria de Beleza, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Câmara Municipal de Ponta Porã. Todas as ações integram a mobilização internacional dos 21 Dias de Ativismo, que incentiva a prevenção, a denúncia e o combate a todas as formas de violência de gênero.

Criado pela Lei Federal 14.942, o projeto Banco Vermelho sugere a instalação de bancos na cor vermelha em locais públicos de grande circulação, com mensagens de conscientização e contatos de emergência — como o Ligue 180, central de atendimento à mulher. O objetivo é estimular a reflexão e facilitar o acesso das vítimas a canais de ajuda.

A lei também aponta como fundamentais as ações educativas em escolas, universidades, rodoviárias, aeroportos e outros espaços públicos. Em Ponta Porã, a Rede Fronteiriça de Enfrentamento à Violência contra a Mulher convida toda a população a participar da cerimônia e prestigiar a instalação do Banco Vermelho na Praça Pedro Manvailer, atrás da Prefeitura Municipal.

Ponta Porã desenvolve campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
O Banco Vermelho que será instalado em Ponta Porã chama atenção para reflexão, prevenção, denúncia e enfrentamento da violência de gênero