Ponta Porã em destaque na Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Na foto, a secretária municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, juntamente com o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, e outros participantes da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres de Amambai

Paula Consalter reforça protagonismo feminino e defende políticas públicas que
transformam vidas

A 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres de Amambai, realizada com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, reuniu lideranças femininas e representantes de diversos municípios para discutir ações concretas em defesa dos direitos das mulheres.

A secretária municipal de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, foi uma das palestrantes da conferência e trouxe reflexões marcantes sobre representatividade, enfrentamento à violência e a importância de políticas públicas que coloquem o cuidado e a equidade no centro da gestão.

“Enquanto o respeito e a igualdade forem retorica, nós seguiremos falando. Não estamos oferecendo apenas debate. Estamos exigindo dignidade”, afirmou Paula, que apresentou dados alarmantes sobre feminicídio, desigualdade salarial e sub- representação feminina na política e nos espaços de poder.

Durante sua fala, Paula destacou ações desenvolvidas em Ponta Porã, como o Grupo Binacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, o Projeto Horta no Quintal, o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), o CEIMPP e iniciativas voltadas à geração de renda, inclusão produtiva e protagonismo feminino. “Quando a rede de apoio entre mulheres encontra a política pública, algo novo acontece: a transformação se torna real. E é isso que estamos vivendo em Ponta Porã”, completou.

A conferência também abordou seis eixos temáticos fundamentais: Participação Social e Democracia, Enfrentamento às Violências de Gênero, Autonomia Econômica, Saúde e Direitos Reprodutivos, Educação para a Igualdade e Justiça Climática. O município de Ponta Porã foi responsável pelo eixo “Mulheres e Justiça Climática: sustentabilidade e direitos territoriais”, reforçando seu compromisso com políticas ambientais e de inclusão.

A presença de Paula foi um dos momentos mais marcantes do encontro, refletindo a atuação firme e sensível que vem pautando sua trajetória. Sua fala final foi um convite à ação coletiva: “O que nos diferencia é o que fazemos com o que sabemos. A pergunta que deixo é: o que você vai fazer com tudo o que ouviu aqui hoje?”

A Conferência Regional é um passo importante na construção de políticas públicas que partem do território, das vivências e da força das mulheres que resistem e transformam realidades todos os dias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Porã