Abordagens e revistas a veículos suspeitos, realizadas pela Polícia Militar entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, resultaram na apreensão de quatro veículos e de diversas mercadorias oriundas do Paraguai, incluindo medicamentos. O prejuízo estimado ao crime é de mais de R$ 500 mil.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 22h40, no distrito de Nova Itamarati. Uma equipe que realizava Policiamento Ostensivo na rodovia MS-164 avistou um comboio de veículos que seguia no sentido Ponta Porã – Vista Alegre. Os condutores realizaram manobras bruscas ao entrar em estradas vicinais do assentamento Itamarati na tentativa de fugir da abordagem.
Durante as diligências, os policiais localizaram um Renault Sandero. O motorista confessou que transportava mais de 70 caixas de medicamentos, utilizados para emagrecimento. Diante dos fatos, o veículo e a mercadoria foram apreendidos e serão encaminhados à Receita Federal.
A segunda ocorrência aconteceu em Ponta Porã, por volta das 2h30, quando uma equipe da área Norte avistou um Fiat Siena em alta velocidade. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista tentou fugir para o território paraguaio, mas abandonou o veículo e escapou a pé. No interior do automóvel, os policiais encontraram dezenas de caixas e pacotes com mercadorias contrabandeadas. O veículo foi removido e encaminhado à Receita Federal de Ponta Porã.
A terceira apreensão foi registrada também em Ponta Porã, por volta das 5h37. Uma equipe da PM suspeitou de dois veículos que realizavam manobras arriscadas na rotatória de acesso ao Atacado Fortis. Foi realizada a abordagem a um Renault Clio Sedan e a um Fiat Uno. Durante a vistoria, foram encontradas dezenas de pneus, óculos e cigarros. Os veículos e as mercadorias foram apreendidos e serão entregues na Receita Federal de Ponta Porã.
Ao fazer suas compras no Paraguai, exerça sua cidadania e evite problemas com a fiscalização: declare suas mercadorias na Receita Federal ao retornar ao Brasil. Respeite a cota de isenção de US$ 500 por pessoa para via terrestre e, caso ultrapasse este valor, utilize a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV) online ou nos postos da aduana para regularizar seus produtos de forma tranquila e legal.
Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 4
Polícia Militar de Mato Grosso do Sul


