Ponta Porã: Força Tática do 4° BPM realiza visita a veterano da Força Expedicionária Brasileira

PM MS

A cerimônia foi marcada por emoção e reconhecimento pela coragem e sacrifício daqueles que defenderam o país em tempos de guerra.

Na manhã desta sexta feira (01), a Força Tática do 4° BPM se reuniu na residência do Sr. Justino Pires de Arruda, veterano do 6° Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em Ponta Porã – MS.

O Sr. Justino, nascido em 12 de dezembro de 1919, foi incorporado ao Exército Brasileiro em 1939 e convocado como soldado pelo 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado durante a Segunda Guerra Mundial. Passou à disposição da FEB (Força Expedicionária Brasileira) no 6° Regimento de Infantaria, oriundo de Caçapava, São Paulo. Aos 105 anos de idade, ele é um dos últimos expedicionários vivos.

A homenagem foi realizada por iniciativa do Pelotão de Força Tática do 4° Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã/MS, com o intuito de prestar homenagem a um dos últimos heróis combatentes da 2° Guerra Mundial ainda vivos, a fim de que sua história de dedicação e patriotismo não seja esquecida.
Durante a solenidade, foi realizada a entrega da bandeira contendo os brasões da Força Expedicionária Brasileira (1944/1945) e da Força Tática do 4° BPM, além do braçal, símbolo da coragem e dedicação do guerreiro Taticano ao Sr. Justino, em reconhecimento a sua dedicação e sacrifício em prol de nossa Pátria, combatendo a tirania do nazifascismo durante a Campanha de Monte Castelo (1944/1945).

O 2° Tenente QOPM Raidan liderou a homenagem, representando o Sr. Comandante do 4° BPM, Major QOPM Ryo Sato, destacando a importância do legado deixado por veteranos de guerra como o Sr. Justino: “Ele dedicou sua vida em prol de nossa Pátria, é nosso dever nos assegurarmos que sua história se perpetue e não caia no esquecimento”, salientou o Tenente.

A cerimônia foi marcada por emoção e reconhecimento pela coragem e sacrifício daqueles que defenderam o país em tempos de guerra.

Fonte: PM MS