Ponta Porã: Grupo Xiru do CTG Querência da Saudade traz mais um título para a fronteira

Divulgação

Campeão de danças com o Xiru e terceiro com o Juvenil, CTG de Ponta Porã conquista mais um título

O CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade, de Ponta Porã, participou no último final de semana de mais um Rodeio Artístico e Cultural do MTG/ – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul.

A 22ª Fase Regional do FEGAMS foi realizada no município de São Gabriel do Oeste de 29 a 31 de agosto e contou com a participação de vários CTGs do Estado em um final de semana marcado pelo tradicionalismo.

E o CTG Querência da Saudade participou em três categorias nas danças tradicionais: Xiru, Juvenil e Mirim. O Grupo Xiru de Ponta Porã conquistou seu quinto título seguido entre Rodeios e FEGAMS e agora se prepara para encerrar o ano de 2025 no FEGAMS – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha – em Rio Brilhante. O recém formado Grupo Juvenil conquistou a terceira colocação, um resultado muito comemorado. O Grupo Mirim enfrentou fortes concorrentes e não conseguiu permanecer entre os três primeiros. Na modalidade de danças tradicionais de salão Xiru, Eleandro e Daisy ficaram com a primeira colocação. O CTG Querência da Saudade ainda conquistou títulos e bons resultados no esporte, música e declamação.

“Foi muito bom diante de tudo que podíamos fazer. O Grupo Xiru estava defendendo o título e conseguiu mais uma vez vencer com ótimas apresentações. O nosso Grupo Juvenil está iniciando um trabalho que pode ainda render muito no futuro, foi um grande terceiro lugar. E o Grupo Mirim desta vez não conseguiu ficar entre os três, mas é uma formação que vai buscar novas conquistas. Agora é seguir trabalhando com todos porque o ano ainda não acabou para nós” afirmou Eleandro Trindade, professor de danças tradicionais do CTG de Ponta Porã.

Para o Patrão do CTG Querência da Saudade, Wagner Vedana, todo o esforço que a patronagem tem para tornar possível a participação de todos, compensa ao ver a satisfação dos integrantes. “Não é só falar temos que ir para um evento. Existe toda uma organização que trabalha muito para viabilizar tudo isso. Temos que ver o transporte, hospedagem, local de concentração, entre várias outras situações que precisamos resolver. Mas isso tudo compensa, quando vemos nosso CTG participando de mais um Rodeio, nossas crianças e os adultos fazendo o melhor com garra e determinação em defender o nome do Querência da Saudade e de Ponta Porã. É uma grande função sim, mas também é gratificante”, declarou Wagner Vedana.

Ponta Porã: Grupo Xiru do CTG Querência da Saudade traz mais um título para a fronteira