Ponta Porã: Prefeitura realiza campanha de orientação para prevenção da dengue

As ações para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti são diárias e estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria de Saúde

Com a chegada do verão e o aumento do volume de chuvas, a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações de conscientização da população sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela urbana.

O período é marcado por altas temperaturas e chuvas frequentes, muitas vezes em forma de pancadas fortes, o que favorece a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde alerta que os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por meses mesmo em locais secos. Com a simples ocorrência de chuvas, esses ovos eclodem, dando origem a novos focos do mosquito transmissor.

Por isso, a orientação é para que a população redobre os cuidados com a limpeza dos quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada. A prevenção deve ser contínua, já que o mosquito não tira férias durante o verão.

A proliferação do Aedes aegypti contribui para o aumento dos casos das doenças transmitidas, impactando diretamente o atendimento nas unidades de saúde dos bairros e nos hospitais do município, especialmente no Hospital Regional, único com atendimento 100% pelo SUS em Ponta Porã.

As principais doenças transmitidas pelo mosquito são:

Dengue – Caracteriza-se por febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode evoluir para dengue hemorrágica.

Zika – Provoca febre baixa, manchas averelhadas na pele, conjuntivite

, mal-estar e dores nas articulações. A doença está associada a complicações como a microcefalia em bebês de gestantes infectadas.

Chikungunya – Apresenta febre alta e dores intensas nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés, podendo persistir por meses, além de dores musculares e mal-estar.

Febre Amarela Urbana – Embora o Aedes aegypti possa transmitir a doença, atualmente a circulação do vírus ocorre principalmente em áreas silvestres, com outros mosquitos atuando como vetores.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a melhor forma de combater essas doenças é a prevenção, por meio da eliminação de focos de água parada e da manutenção constante da limpeza dos ambientes.