
Cidade conquista 1ª primeira colocação na categoria “Experiência do Cidadão” e 6ª posição entre os municípios com maior potencial de desenvolvimento da região Centro-Oeste no Ranking Connected Smart Cities 2025
O município de Ponta Porã é um dos destaques na 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities, que está sendo realizado em São Paulo. Ponta Porã conquistou a 1ª colocação do Centro-Oeste na categoria “Experiência do Cidadão” e recebeu o selo de cidade inteligente sendo apontada como a 6ª melhor para receber investimentos na região Centro-Oeste. Considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades brasileiras, o ranking analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, entre elas mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança.
A secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Integrado, Raquel Lageano Quintino, representam Ponta Porã no evento, com participação em painéis para apresentar o município como uma fronteira de oportunidades, com forte desenvolvimento econômico e social.
“Participar de um evento tão importante como esse representando Ponta Porã enche o coração de expectativas e nos marca como um dia histórico. A gestão do prefeito Eduardo Campos trabalha para fortalecer o município como cidade inteligente, gerando desenvolvimento para a nossa população”, destacou Paula.
O maior evento de Cidades Inteligentes da América Latina acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 25 de setembro, reunindo quatro grandes encontros: Connected Smart Cities, Air Connected, Parque da Mobilidade Urbana e CSC GovTech. Ao todo, mais de 500 palestrantes dividem-se em 25 palcos simultâneos, ocupando 20 mil m² dedicados a experiências, conteúdos e soluções inovadoras para os desafios das cidades brasileiras.
No cômputo geral do levantamento, a liderança nacional ficou com Vitória (ES), que assumiu a primeira posição em 2025 após ocupar a vice-liderança no ano anterior.
No recorte regional do Centro-Oeste, além de Ponta Porã na 6ª colocação com maior potencial de desenvolvimento, aparecem ainda Três Lagoas (8ª) e Dourados (10ª).

Ranking Connected Smart Cities

durante participação em um dos painéis
Fonte: Edilson José Alves