Nesta terça-feira (05), o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Major PM Ryo Sato, recebeu a visita institucional de representantes do NCIS – Escritório de Segurança das Forças Armadas dos Estados Unidos, órgão responsável por investigar crimes que envolvem militares norte-americanos. A comitiva foi composta por Fernando Mederos, adido civil e assistente de segurança do NCIS no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, e Mauro V. Monteiro, representante do Escritório de Proteção das Forças Militares (FSNI).
A visita teve como objetivo apresentar o NCIS como o serviço civil de apoio na segurança do efetivo americano em outros países.
Durante o encontro, o comandante apresentou um panorama da realidade local, abordando o trabalho realizado pela Polícia Militar, especialmente no combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços. A iniciativa fortalece o diálogo institucional entre autoridades brasileiras e representantes do governo norte-americano, promovendo a troca de experiências.
O NCIS (Naval Criminal Investigative Service) é uma agência federal dos Estados Unidos ligada ao Departamento da Marinha, com a missão de conduzir investigações criminais, contrainteligência e antiterrorismo envolvendo a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Embora tenha ganhado notoriedade por meio da série de TV homônima, o NCIS desempenha um papel real e estratégico na proteção de interesses militares americanos ao redor do mundo, incluindo o apoio a tropas destacadas em missões internacionais.
A visita à fronteira sul-mato-grossense demonstra o interesse do órgão em compreender melhor os cenários operacionais fora dos Estados Unidos, especialmente em regiões com alta complexidade criminal, como a fronteira entre Brasil e Paraguai.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4