Prazo para envio de documentação do Prêmio Minha Casa, Minha Vida termina em 17 de fevereiro

O prazo para envio da documentação dos empreendimentos habilitados a participar do Prêmio Minha Casa, Minha Vida termina em 17 de fevereiro. Ao todo, 141 propostas, distribuídas entre as cinco categorias previstas no edital publicado pelo Ministério das Cidades em janeiro de 2026, seguem na disputa. Edital do Prêmio Minha Casa, Minha Vida – janeiro de 2026.

A iniciativa reconhece contratados pelo programa entre 2023 e 2025 que se destacam pela qualidade, inovação e compromisso com a sustentabilidade.
A comissão julgadora da premiação realizou, nesta sexta-feira (6), sua primeira reunião estratégica. Formado por 14 especialistas em habitação de interesse social, o colegiado será responsável pela análise técnica e pela avaliação das propostas habilitadas, seguindo os critérios definidos em edital.

Para garantir imparcialidade, transparência e rigor técnico no processo de avaliação, foi priorizada a diversidade de perfis técnicos e institucionais na escolha dos membros do colegiado.

O grupo reúne representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação), da ONU-Habitat Brasil, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, da Rede Governos Locais pela Sustentabilidade, do Instituto Pólis, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Categorias

O Prêmio MCMV vai condecorar dois empreendimentos por cada categoria. São elas  qualidade urbanística (inserção urbana com infraestrutura e oferta de equipamentos públicos); qualidade do Projeto (soluções para maior conforto, salubridade, acessibilidade e sem repetições massivas), Inovação (adoção de sistemas ou materiais construtivos inovadores – tempo e custo), Soluções Sustentáveis (eficiência energética e ambiental, reaproveitamento de águas e destinação de resíduos) e Financiamento para Sustentabilidade (operações de financiamento que contemplem soluções de sustentabilidade e de qualidade urbanística, visando transformação social).

Calendário

Finalizada a etapa da entrega de documentação, deve ser publicado em 24 de fevereiro o resultado da habilitação da documentação e da avaliação do enquadramento do projeto na categoria inscrita, pela Comissão Julgadora. Na sequência, abre-se período de interposição de recursos e publicação de propostas habilitadas para a fase final da seleção. Os vencedores do Prêmio MCMV serão conhecidos na segunda quinzena de março.

Portaria nº 98, de 28 de janeiro de 2026 (empreendimentos habilitados)

Biblioteca do Prêmio Minha Casa, Minha Vida – Envio de documentação

Leia a publicação completa AQUI

Prêmio Minha Casa, Minha Vida – Matéria completa

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades