06/08/2015 16h30
Saindo da ilegalidade, comerciantes podem oferecer ao consumidor produtos inspecionados e com selo de qualidade e higiene.
Divulgação: Dora Nunes
Comerciantes do ramo de alimentos, os empreendedores Antônio Silveira Dutra e Juarez, proprietários das mercearias Vargas e São Francisco, respectivamente.
Para eles, a autorização vai garantir mais credibilidade e qualidade para a venda dos produtos comercializados em seus estabelecimentos comerciais. “Estou muito feliz em receber essa liberação. É uma conquista importante para nós comerciantes e para os consumidores também. Estamos amparados pela lei e com isso, o nosso cliente vai ter a certeza que está consumindo um produto de qualidade garantido pelo selo”, afirmou o Comerciante Juarez durante o ato de entrega, que aconteceu nessa quarta-feira (05) no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação).
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) garante emissão de certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias conforme legislação vigente, sendo necessário qualidade e higiene em seu processo de produção.
Antônio Silveira revela o motivo pelo qual buscou a legalização. “Trabalhei ilegalmente com carnes durante doze anos. Agora, com o selo, temos a liberdade de trabalhar sem medo, apresentar ao consumidor um produto inspecionado e com o certificado de que ele está adquirindo algo que realmente tem qualidade e bons procedimentos”, afirma.
A Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária) disponibiliza um médico veterinário responsável por assessorar empreendedores para se adequarem às normas sanitárias. O termo de liberação do uso do selo só é disponibilizado após avaliação e fiscalização do empreendimento. Com a liberação feita, os comerciantes recebem a documentação necessária para começar a emitir o selo de garantia.
“O nosso intuito principal é inicialmente abrir as portas para o produtor que está trabalhando na ilegalidade. Conhecendo as vantagens e incentivos de
trabalhar de forma legal, ele poderá fornecer um produto de maior qualidade para a população, além de poder, inclusive, fornecer seus produtos para a Merenda Escolar”, pontua Rafael Martins, veterinário e diretor do SIM em Amambai.
O Prefeito Municipal, Sergio Barbosa, enfatizou a importância de se obter o Sim. “Quando o comerciante conquista o Sim, ele passa a apresentar ao consumidor um produto certificado, com a garantia de que foi produzido de acordo com as normas de higiene exigidas pela lei”, relatou, acrescentando: “quando o consumidor opta por adquirir um produto com o selo de inspeção invés de um produto produzido de forma ilegal, ele está levando pra casa um alimento de primeira qualidade, além de incentivar o fomento à produção local”, finalizou o prefeito.
Estiveram presentes na entrega, os Secretários Municipais de Agricultura, Josué de Barros, de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Karasek, de Assistência Social, Eronilde Saldanha e de Educação, Vera Lorensetti, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Bambil Marques, os vereadores Carlinhos do Nascimento, Anilson Prego, Robertino Dias e David Nicoline, além das nutricionistas responsáveis pela merenda nas Escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), comerciantes, o Presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto.
Os pequenos e médios produtores que se interessarem em obter o certificado do SIM e legalizar a sua produção, devem entrar em contato com a Seagri, de segunda-feira a sexta-feira, no período das 07 horas às 11 horas, ou no telefone (67) 3481- 2205.

