31 C
Ponta Porã
quarta-feira, 7 de outubro, 2026

Premiação do MPT na Escola 2026 será no dia 21 de outubro, em Campo Grande

Evento na sede do MPT-MS vai revelar e premiar estudantes vencedores, que seguem para a etapa nacional do prêmio

A infância deve ser cheia de histórias, e as crianças inscritas na etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2026 terão mais uma para contar. O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) realizará, no dia 21 de outubro, às 14 horas, a cerimônia de premiação do projeto. O evento será no auditório da sede do MPT-MS, em Campo Grande.

O projeto celebra a criatividade dos alunos por meio do conhecimento e da conscientização, reconhecendo estudantes e professores da rede pública de ensino que se destacaram com produções sobre o combate ao trabalho infantil e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Durante a solenidade, as escolas finalistas conhecerão a classificação final nas quatro categorias do prêmio: Conto, Poesia, Música e Desenho.

O prêmio reúne trabalhos de estudantes de instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Estado. O prêmio é dividido em dois grupos: o Grupo 1, destinado a estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil; e o Grupo 2, que contempla alunos do 6º e 7º ano, com trabalhos voltados à temática da aprendizagem profissional.

Por meio de atividades lúdicas propostas pelos professores em sala de aula, o projeto busca difundir informações sobre os direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no combate ao trabalho infantil, além de incentivar a correta inserção no mercado de trabalho, a partir dos 14 anos, por meio da aprendizagem profissional.

As produções classificadas em primeiro lugar em cada categoria avançam para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na qual competirão com trabalhos de todo o Brasil.

A relação dos finalistas está apresentada em ordem alfabética e não indica a classificação final.

Categoria: CONTO

Grupo 01 – 4º e 5º anos

Município de Alcinópolis

Município de Campo Grande

Município de Corumbá

Grupo 02 – 6º e 7º anos

Município de Campo Grande

Município de Porto Murtinho

Município de Três Lagoas

Categoria: POESIA

Grupo 01 – 4º e 5º anos

Município de Campo Grande

Município de Ponta Porã

Município de Sidrolândia

Grupo 02 – 6º e 7º anos

Município de Campo Grande

Município de Corumbá

Município de Porto Murtinho

Categoria: MÚSICA

Grupo 01 – 4º e 5º anos

Município de Corumbá

Município de Dourados

Município de Três Lagoas

Grupo 02 – 6º e 7º anos

Município de Corumbá

Município de Ladário

Categoria: DESENHO

Grupo 01 – 4º e 5º anos

Município de Alcinópolis

Município de Ladário

Município de Naviraí

Grupo 02 – 6º e 7º anos

Município de Campo Grande

Município de Porto Murtinho

Município de Taquarussu

Fonte: Assessoria de Comunicação PRT24