Presidente Lula recebe merendeiras vencedoras da alimentação escolar

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini, receberam, na quarta-feira, 4 de março, as merendeiras vencedoras da 2ª edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, durante a 39ª Conferência Regional para a América Latina e o Caribe (LARC39), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que ocorre de 2 a 6 de março, em Brasília (DF). O encontro destacou o papel das profissionais na promoção da alimentação escolar de qualidade e integrou a programação do MEC no evento internacional. Também estiveram presentes no evento a primeira-dama Janja Lula da Silva, que é embaixadora da alimentação escolar no Brasil, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. 

A conferência reúne ministros e representantes de países-membros para discutir prioridades no combate à fome e à má nutrição na região.  

Antes do encontro com as merendeiras, na abertura da conferência, o presidente Lula destacou que o Brasil demonstrou ser possível reduzir a fome por meio de políticas públicas voltadas à produção de alimentos, ao fortalecimento da agricultura e à ampliação da renda da população, citando a saída do Brasil do Mapa da Fome. “O Brasil deu exemplo duas vezes, é possível acabar com a fome. É possível garantir que todo mundo tenha direito a tomar café, almoçar e jantar todo dia. É plenamente possível”, afirmou. 

O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, classificou o encontro das merendeiras com o presidente Lula como um “reconhecimento ao trabalho dessas profissionais que ajudam a levar alimentação de qualidade para nossas crianças e jovens”. “Isso mostra que o Programa Nacional de Alimentação Escolar vai além da nutrição, trata-se de permanência na escola, aprendizagem e dignidade. Para milhões de estudantes, a refeição escolar é a principal refeição do dia”, ressaltou. 

As autoras do cardápio servido na conferência tiveram a oportunidade de conversar com o presidente e com a primeira-dama Janja da Silva, apresentando suas receitas e relatando como foram pensadas e formuladas. Segundo as vencedoras, os pratos consideram insumos locais, nutrição adequada para cada faixa etária, aproveitamento integral dos ingredientes e, sobretudo, amor e inspiração na preparação dos alimentos. 

Para Jocelene Freitas, ganhadora do concurso e representante de Belém (PA), o momento foi de reconhecimento. “Foi um momento muito mágico conhecer o presidente da República e a primeira-dama. Eles se interessaram pela minha receita de Risoto de peixe cozido no tucupi com pupunha, que nomeei de Pai d’égua. Me senti muito orgulhosa e especial em apresentar minha criação ao presidente”, afirmou. 

Alimentação escolar em destaque na LARC39 – O MEC destacou a importância da alimentação escolar brasileira durante a LARC39, realizada em parceria com a FAO. Um dos pontos altos da participação do MEC foi a oferta de um almoço temático aos participantes nos dias 2 e 3 de março. A iniciativa demonstrou, na prática, a qualidade, a diversidade nutricional e a originalidade dos cardápios elaborados por merendeiras e nutricionistas de escolas públicas brasileiras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

O menu foi inspirado nas diferentes regiões do Brasil e incluiu receitas como ensopado de carneiro com cuscuz, robalo com crosta de castanha, rocambole nutritivo de baru e sobremesas regionais como bolo de rolo, sagu de vinho, doce de leite, paçoquita e açaí, entre outros itens preparados especialmente para os delegados da LARC39. 

Reconhecimento internacional – Representantes internacionais elogiaram a iniciativa brasileira. Charles Spillane, cientista-chefe da FAO, classificou a refeição como “maravilhosa e diversa”, destacando que a porção controlada é um fator importante na mitigação do desperdício de alimentos e no combate ao sobrepeso e à obesidade, considerados grandes problemas globais. 

O diretor-adjunto da FAO para mobilização de recursos Alex Jones, também expressou admiração pelo programa brasileiro desde sua criação e pela diversidade de sabores apresentada nas refeições preparadas por nutricionistas e merendeiras escolares. 

Agenda – A programação da conferência incluiu ainda uma visita técnica das delegações estrangeiras ao Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Planaltina, no dia 6 de março. Delegados da FAO, observadores e representantes dos estados-membros conhecerão projetos, cursos, instalações, plantações e maquinários utilizados na promoção da sustentabilidade alimentar. 

O IFB integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com cerca de 800 campi em todo o território nacional e atende aproximadamente 1,5 milhão de estudantes. A instituição se destaca nas áreas de agroecologia, agropecuária, agroindústria, biologia e inovação aplicada à agricultura, com forte atuação em Agricultura 4.0, integrando tecnologias digitais, automação e análise de dados aos processos formativos, projetos institucionais e ações de extensão. Também mantém atuação consolidada em cooperação internacional e na recepção de delegações estrangeiras, reafirmando o papel da educação profissional no desenvolvimento social e territorial. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação