O Ministério da Previdência Social (MPS) realizou 288 atendimentos em apenas 48 horas durante a feira da cidadania em Macapá, ocorrida nos dias 22 e 23 de janeiro de 2026. Do total de exames realizados, 225 foram perícias médicas. Além disso, 82,3% dos atendimentos beneficiaram diretamente moradores da capital amapaense, agilizando processos que são o sustento de centenas de famílias.
A ação do “Governo na Rua” revelou-se um instrumento crucial de justiça social, ao atingir públicos em situação de vulnerabilidade. Cerca de 51% das pessoas que buscaram atendimento do MPS declararam estar desempregadas. Além disso, a população negra (pretos e pardos) compôs 87,5% do público acolhido.
O perfil dos atendidos em Macapá também reforça a importância da Previdência Social em todas as fases da vida. Embora os idosos (acima de 60 anos) tenham representado a maior fatia do público (22,6%), chamou a atenção a busca de serviços para crianças de 0 a 9 anos, que corresponderam a 12,2% da demanda total no evento. No recorte de gênero, o público masculino foi o mais presente, somando 52,4% dos atendimentos realizados no estande.
Principais serviços realizados
Além das perícias, o MPS ofereceu suporte em diversas frentes para garantir a proteção social:
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): 123 atendimentos realizados.
- Serviço Social: o atendimento social do INSS registrou 83 solicitações.
- Benefício por Incapacidade Temporária: 79 casos processados.
- Recursos (CRPS): o Conselho de Recursos da Previdência Social efetuou 59 atendimentos.
A presença do Governo na Rua em Macapá reforça o compromisso do Ministério da Previdência Social em desburocratizar o acesso a direitos e se colocar do lado do povo brasileiro, transformando números em cidadania real na ponta, especialmente para a parcela mais vulnerável da população.

