Empresas do Rio Grande do Sul iniciaram, em janeiro, a contratação de 29 aprendizes com deficiência, com idades entre 17 e 60 anos, no âmbito do Projeto Estadual de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. A iniciativa é resultado de uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, com o Senac, e conta com a execução da equipe de Auditoria Fiscal do Trabalho no estado.
Em dezembro de 2025, com base em dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), havia cerca de 40 mil pessoas com deficiência em atividade no mercado de trabalho no Rio Grande do Sul.
O projeto tem como objetivo qualificar pessoas com deficiência e promover sua inserção no mercado de trabalho, inicialmente por meio da aprendizagem profissional em empresas gaúchas. No dia 13 de janeiro, foram realizadas as aulas inaugurais dos cursos técnicos de aprendizagem nas áreas de administração e logística, no Senac Comunidade Porto Alegre. A ação marca um momento inédito no estado, com a oferta, pela primeira vez, de cursos de Aprendizagem Técnica voltados especificamente à inclusão de pessoas com deficiência.
Considerada pioneira, a iniciativa reforça a importância da aprendizagem inclusiva como instrumento de desenvolvimento social e profissional, ampliando as oportunidades de formação e de acesso ao trabalho formal. Os 29 aprendizes foram contratados pelas empresas Companhia Zaffari e SLC Agrícola e apresentam diferentes tipos de deficiência.
A formação terá duração até novembro e prevê jornada diária de oito horas, sendo quatro horas destinadas às atividades teóricas e formativas no Senac e quatro horas à prática profissional nas empresas contratantes. O projeto-piloto foi viabilizado a partir da atuação conjunta de entidades representativas das pessoas com deficiência, do Senac Comunidade e das equipes de auditores-fiscais do Trabalho, vinculadas ao Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho do Rio Grande do Sul, consolidando uma ação integrada em favor da qualificação profissional e da inclusão no mundo do trabalho.

